32 Ferramentas Online para Monitorar seu Site Gratuitamente

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Deixe-me advinhar… seu site tem caído com frequência ou uma página de importância para seu negócio está instável, e você quer monitorar seu funcionamento. Certo? Neste artigo, vou mostrar algumas ferramentas que podem monitorar seu site, e saber qual é o tempo dele no ar (uptime) no seu servidor de aplicação.

Como nós sabemos, a disponibilidade é uma parte importante para os negócios. Por isso, monitorar sites é recomendado para pequenos negócios, médios, grandes, organizações sem fins lucrativos e para blogueiros.

Além disso, não é apenas o servidor de aplicação o único responsável pela falha de sites. O banco de dados pode tirar seu site do ar de um jeito ainda pior. Exibir uma mensagem de erro em uma linguagem desconhecida e afugentar seus prospectos.

Por isso, é essencial para qualquer administrador ou dono de negócio, configurar alertas para ser notificado quando o site não estiver disponível.

Na VireiSite, temos monitoradores trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana… E 99,4% de uptime garantido ou seu dinheiro de volta. Não conhece a VireiSite? Conheça a VireiSite em www.vireisite.com.br

Eu selecionei algumas ferramentas que podem te ajudar a monitorar seu site. Caso você conheça algum serviço diferente, compartilhe com a gente nos comentários.

 

Como eu utilizo

Eu reservo uma página exclusiva do site em questão. Esta página não é visível a nenhum visitante, nem mesmo para o Google. A intenção é que eu deixo a página exclusivamente para a ferramenta de monitoramento. Isso me traz alguns ganhos:

  • Praticamente não há falsos-positivos
  • Não afeta minhas métricas no (Google Analytics, plataformas de afiliação, etc…)

 

 

Para quem é afiliado: não considero interessante utilizar monitorar seus links de afiliado porque isso pode alterar suas métricas de campanha, como número de acessos e por sua vez, sua taxas de conversão. No entanto, caso você tenha que fazer, utilize um “src” diferente que não interfira na sua origem principal.

Trabalho com redundância de serviços: tenho mais de uma ferramenta monitorando ativamente meus sites. Caso uma falhe, a outra poderá me informar imediatamente.

 

Ferramentas de Monitoramento

1. UptimeRobot

Número de sites para monitorar: 50
Intervalo de verificação: A cada 5 minutos
Alertas: E-mail, SMS, RSS. Também possui aplicativo para smartphone.

UptimeRobot recupera o status code das suas URLS a cada 5 minutos, e verifica se o serviço está ativo ou não. Eu utilizo este serviço para monitorar os meus sites. Ele ainda me informa quanto tempo o serviço está ativo. Não vejo muita utilidade  mas você também pode disponibilizar os dados de monitoramento publicamente.

Caso tenha dificuldade em fazer instalação e possui WordPress, existe um plugin não oficial para instalação do Uptime Robot: WordPress Uptime. Com o plugin, permite você monitorar certas páginas apenas usando um shortcode.

2. Pingdom

 

Número de sites para monitorar: 1 por conta
Intervalo de verificação: Configurável. Pode ser intervalo a partir de 1 minuto.
Alertas: E-mail, SMS, apps

Oferece funções gratuitas por apenas 14 dias. Você pode monitorar apenas um site e um aplicativo para Iphone para receber dados do seu site. Em planos mais elevados, você pode configurar até 5 contas de e-mail para monitorar e acompanhar relatórios de disponibilidade. Também há recurso de monitoramento de usuários me seu site.

3. Mon.itor.us

Sites que você pode monitorar: 5 sites por conta
Intervalo de verificação: A cada 15 minutos
Tipos de alerta: SMS, E-mail e RSS

 

Possui funções gratuitas até 15 dias. Não é necessário cartão de crédito.

Monitor.us É usado por grandes empresas como Adobe, eBay, Lenovo, e Siemens. Na conta gratuita, você pode ter até 5 monitoradores em um intervalo de 15 minutos e baseado de duas localizações diferentes. Seus relatórios são atualizados em tempo real.

4. InternetSeer

Sites que você pode monitorar: 1 site por conta
Intervalo de verificação: A cada hora
Tipos de alerta: E-mail eSMS

 

É usado por mais de 1,7 milhões de sites. Mal configurado, pode te enivar diversos alertas. Possui relatórios detalhados gratuitos.

 

Mais algumas ferramentas

Considero as ferramentas que listei acima as melhores do mercado. No entanto, caso você precise, deixei mais algumas referências interessantes para serem exploradas.

 

  • Happy Apps. Verifica até 3 sites a cada 5 minutos, com alertas por e-mail individuais. Também monitora banco de dados e servidor de apps.
  • AppBeat. Monitora até 5 sites a cada 5 minutos.
  • SynTraffic. Traz relatórios online de até dois sites, a partir de duas localizações geográficas diferentes. Também envia alertas inteligentes baseados em configuração.
  • Uptime Doctor. Pode observar até 5 sites a cada minuto. Te envia alertas por e-mail e tem serviço que monitora SSL, e HTTPS.
  • Uptimia. Pode verificar se seu site está ativo a cada 5 minutos, e possui 5 localizações. Você pode ser notificado por e-mail a cada vez que seu serviço estiver fora do ar.
  • Insping. Você pode monitorar até 2 sites a cada 5 minutos. As notificações poderão ser entregues por SMS. Também possui monitorador de DNS.
  • DOMAlert. Monitora até 5 sites por mês e faz a verificação a cada 5 minutos.
  • Site-Monitoring.NET. Envia alertas com conteúdo técnico do site. Pode ter intervalos de 10, 15, 30 minutos. Armazena histórico de até 2 anos.
  • Monitive. Tem relatórios de desempenho e disponibilidade do site. Monitora apenas 1 site a cada minuto, podendo configurar até 10 minutos. Faz verificação de disponibilidade de HTTP, FTP e MySQL, e envia alertas por e-mail e Twitter.
  • Port Monitor. Verifica no máximo 2 sites a cada minuto. Envia e-mails e possui aplicativo próprio para smartphone.
  • LiveWatch. Verifica a cada 10 minutos e diversas localizações e alertas. Também realiza o monitoramento de DNS.
  • FreeSiteStatus. Dá suporte a um único site, e seu acesso poderá ser testado em até 31 cidades do mundo. Enviará alertas por e-mail, com estatísticas e relatório sobre a disponibilidade do seu site.
  • Uptime Dog. Observa a cada 2 minutos de duas diferentes estações geográficas. Envia notificação por e-mail.
  • DownNotifier. Envia notificações por e-mail a cada minuto, e dá suporte para um único site.
  • Anturis. Monitora até 5 sites e oferece envio de e-mails ilimitados gratuitamente.
  • Pingability. Notifica por SMS e e-mail quando seu site está fora do ar.
  • My Hosting Uptime. Verifica se seu site está disponível em diversas localizações. Possui monitoramento 24×7. Possui alertas por e-mail e Twitter.
  • MonTools. Verifica a cada 30 minutos ou a cada 24 horas. Envia mensagens por -email, SMS, Twitter. Também monitora FTP, HTTPS, MySql e IMAP. Também verifica a validade dos certificados SSL em seu servidor.
  • UptimeSpy. Verifica apenas um site em diversas localizações globais. Envia notificações caso seu site fique offline, e pode monitora-lo a partir de um horário específico do dia.
  • Host-Tracker. Monitora sites e dá alertas instantâneos por SMS, e-mail, Skype. Possui um banco de dados e histórico, onde você pode ter relatórios mensais, anuais e diários.
  • WebsitePulse. Oferece um monitoramento a cada 30 minutos, alertas por e-mail e provê alertas simples e relatórios.
  • Monitis. Verifica até 5 sites ao mesmo tempo, e notifica por SMS, Twitter ou e-mail. Seu intervalo é de 15 minutos e apresenta um relatório em tempo real e também histórico.
  • ServiceUptime. Verifica a cada 30 minutos e notifica por e-mail ou SMS. Também apresenta dados relevantes da disponiblidade.
  • BinaryCanary. Você pode verificar até 15 minutos, enviar alertas por SMS ou e-mail.
  • GotSiteMonitor. Verifica seu site a cada 5 minutos e envia mensagens de SMS e alertas de e-mail. Também verifica a validade de certificados SSL conteúdos e web services.
  • Monitority. Verifica a cada segundo, e envia notificações por SMS.
  • SiteUptime. Monitora um site apenas, e envia alertas caso o site caia. Seu tempo de verificação é de 30 a 60 minutos. Este serviço pode monitorar FTP e SMTP. Você pode compartilhar os dados do seu monitoramento publicamente.
  • StatusCake. Não há limite para monitoramento, seu intervalo é 5 minutos apenas, e envia alertas ilimitados por e-mail e seus robôs são de diversas áreas do mundo
  • InternetSeer. Verifica se seu site está a cada hora, com alertas de e-mail. E manda um resumo semanal com as estatística do site.
  • Uptrends. Serviço trial, pode ter intervalor de 1 minuto até 60. Envia relatório de monitoramento, captura telas de erro, e outros recursos.
  • Basic State. Verifica a cada 15 minutos cada site, e envia alertas por e-mail ou SMS.

 

Conclusão

Te apresentei neste artigo, algumas ferramentas importantes para monitorar seus sites e/ou páginas de venda.

Também é interessante trabalhar com mais de uma ferramenta em um mesmo site a ser monitorado. A redundância ajuda caso um serviço falhar, ou quando o intervalo de verificação não é suficiente para que uma das ferramentas capte o falha.

Dica Extra:

 

VireiSite é o melhor jeito para hospedar seu sites. Sem se importar com o uptime dos seu sites. Não perca seu tempo, sua energia e recursos tentando deixar seu site no ar como atualização de scripts, monitoramento, backup de arquivos e coisas do gênero.
32 Ferramentas Online para Monitorar seu Site Gratuitamente
5 (100%) 6 votes
Share.

About Author

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

4 Comentários

  1. Não conhecia a ferramenta. Como eu posso monitorar links de afiliado, pode me ajudar nisso? Outra dúvida, eu consigo hospedar minisites na Vireisite?
    Obrigado, Rodrigo

  2. Olá, Érico! Eu fiz um vídeo explicando minha visão sobre monitorar links de afiliado. Você até pode, o problema é que isso vai sujar suas métricas. Aparecerá com um tráfego muito maior do que o tráfego real de pessoas em seus links de afiliado. Eu te aconselho a delegar isso para o produtor.

    Sim, você pode hospedar minisites na VireiSite. Tem planos a baixo custo justamente para quem trabalha com minisites. E, servidores são brasileiros. Logo, você já ganha alguns pontos em SEO, e consequencia, pode posicionar melhor seu site.

  3. Rodrigo Macedo on

    Fala Max, tudo bem? Que bom que tem gostado do conteúdo! 🙂

    A questão é que seus usuários não precisam saber que você tem uma página para monitorar. Normalmente, eu crio em HTML puro e em um diretório diferente. Então, a página nem no sitemap aparece, e fica escondida para meus visitantes 🙂

    O mais importante é saber que seu site está no ar e rendendo pra você. Se tiver dúvida, entra em contato que vemos isso juntos.

    Um grande abraço e sucesso!

Leave A Reply