Como usar o Audience Insights pra fazer anúncios segmentados no Facebook

Por Rodrigo Macedo

Audience Insights do Facebook é uma das mais poderosas ferramentas de análise de público disponível no mercado. Ela poderá te dar informações sobre comportamento de sua audiência e também de seus competidores.

Neste artigo, vou te mostrar o que é o Audience Insights e como você pode criar anúncios com públicos mais segmentado no Facebook. Você poderá analisar o tamanho do seu público-alvo na rede social, as páginas que seu público curtiu entre outras informações.

Quanto mais informações você tiver sobre seu provável consumidor, melhor você estará municiado a entregar mensagens para eles. E como você verá neste artigo, ele inclui informações não apenas dos seus interesses, mas também localização geográfica, demografia, intenções de compra e muito mais.

O que é Audience Insights

Audience Insights é uma ferramenta interna do Facebook, capaz de:

  • Criar uma nova audiência, abrir ou visualizar públicos salvos
  • Descobrir qual é o tamanho do público que você quer atingir dentro do Facebook. Você pode filtrar sua audiência e ter mais dados sobre demografia, interesses, comportamentos usados por usuários dentro do Facebook.
  • Descobrir qual idioma sua audiência entende e onde vive.
  • Comparar audiências: entender as diferenças e similaridades do seu público ideal, verificar quem está conectado em sua página e/ou ver quantas pessoas estão fora dela.

Veja como é importante criar públicos personalizados para melhorar a conversão dos seus anúncios. Além disso, a interface do Audience Insights é bastante clara de ser utilizada.

Como acessar a ferramenta?

Você pode acessar o Audience Insights em dois jeitos: Você pode acessar através do endereço:  ou selecionar “Informações de Público” na sua barra de anúncios.

Como utilizar Audience Insights

 

Audience Insights é uma das melhores features no Facebook para profissionais de marketing, e pode também dizer muito sobre a sua audiência.

Selecione as pessoas corretas. Após isso, você pode salvar sua audiência com o nome que desejar. Depois, só utilizar sua ferramenta de criação de campanha favorita e começar.

Escolhendo seu público

A melhor estratégia para se comunicar com a audiência é sendo o mais específico em sua mensagem. Por isso, é importante que você aposte na segmentação qualificada para o público que você quer vender.

Isso também quer dizer que você pode anunciar para diversos públicos diferentes, uma mensagem específica para cada grupo. Isso pode tornar sua mensagem mais convincente e também muito mais direta ao público que você quer alcançar.

Teste sua audiência

Eu já te falei sobre a mensagem, que deve ser direta para sua audiência. Mas por vezes, principalmente quando estamos lançando um novo projeto, podemos ter a convicção de um público que pode não ser o principal em vendas. Por isso, é importante ter uma rotina de testes com públicos diferentes.

Boa campanha! 🙂