Como fazer um Ebook Profissional Gratuitamente

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Como fazer um ebookAlgumas pessoas tem dúvidas sobre como fazer um ebook. É certo que, desenvolver um livro digital envolve investimento, principalmente o tempo que você terá de coletar as informações, condensa-las e organiza-los durante seu trabalho.

 

Como você já sabe, ebooks (livros eletrônicos / digitais) possuem diferentes formatos, sendo os mais comuns .pdf e .epub . Podem ser lidos no computador, em dispositivos móveis e também nos leitores de livros digitais, como o Kindle e o Kobo.

Neste artigo, eu vou te mostrar exatamente como fazer um ebook e te mostrar exatamente o passo a passo para criar a estrutura perfeita para seu livro digital. Eu uso algumas ferramentas específicas para cada parte do trabalho, inclusive, o próprio Google para me dar sugestões sobre qual assunto escrever.

Eu entendo que uma das dificuldades é a formatação do livro, e como torna-lo mais profissional possível. Por isso, deixei gratuitamente de 3 modelos que você pode usar para seus projetos. Você pode usar os modelos comercialmente e não há necessidade de me dar créditos por isso, o objetivo é te ajudar. Se você se sentir muito grato, compartilhe esse artigo. Você com certeza irá me retribuir muito mais que imagina. 🙂

Vamos lá…

Por que escrever um ebook?

Fazer um ebook é fácil, rápido e barato de produzir. Qualquer pessoa pode fazer um ebook, desde que tenha comprometimento e conhecimento do assunto do qual irá tratar. Além de ser gratificante saber que seus leitores vem conseguindo atingir seus objetivos graças ao seu trabalho.

Vou mais algumas razões interessantes pra você escrever um ebook:

Gerar um ativo e vende-lo

Muitas pessoas buscam uma maneira de fazer dinheiro através da venda de livros. Você pode criar seu próprio ebook, fazer uma integração com um gateway de pagamento como Pagseguro, ou vender no mercado de afiliados.

Uma boa opção, é vender ebooks pela Amazon. Vou fazer um artigo explicando como vender na Amazon e alguns resultados que eu tenho na plataforma.

Transformar vidas

Você pode enriquecer a vida de pessoas e criar gratidão. Dependendo do seu conteúdo, você pode resolver diversos problemas e, dessa forma, agregar valor na vida de pessoas.

Coletar leads

Seu objetivo pode ser também fazer uma lista de pessoas interessadas em um determinado assunto e gerar relacionamento. É uma prática bastante comum, criar uma recompensa digital e, através da coleta de dados (como e-mail), você entregar o que foi prometido. Se você desconhece o conceito de leads, sugiro ler este artigo.

Criar autoridade no assunto

Você pode fazer um ebook para gerar autoridade sobre determinado assunto. Isso é ótimo para gerar confiança no seu prospecto, e assim, vender outros serviços.

 

Antes de começar a fazer seu ebook

Você já tem uma ideia definida de conteúdo, o que é ótimo. Agora, precisa validar sua ideia para saber se as pessoas tem interesse real em consumir sua informação.

 

Pergunte a pessoas interessadas se seria interessante esse conteúdo

É na verdade uma validação mínima: reúna um grupo de pessoas e literalmente, faça a pergunta: esse tipo de informação é útil pra você?

Pode parecer simples, mas já ter pessoas que já estão dispostas a ler o que você escreve, é um excelente sinal que você está atendendo uma demanda.

 

Veja também no Google

Uma dica bem simples para saber se seu conteúdo é relevante, acesse o Google e busque pelo título do seu livro. Caso retorne como sugestão, provavelmente você existe pessoas que estão buscando pelo seu conteúdo.

Como criar um ebook

Para fazer essa busca, use a navegação anônima do seu navegador. Isso vai impedir que as sugestões baseadas em seu comportamento apareçam. Dessa forma, você irá ter resultados baseados no que as pessoas estão buscando no Google.

Ferramentas e Como fazer seu ebook

Talvez a sua principal dúvida seja como formatar seu ebook e quais ferramentas utilizar.  Existem ferramentas que te ajudam  a desenvolver ebooks, inclusive, existem profissionais muito bons em diagramação, que poderão te ajudar na etapa de confecção. Caso você queira, pode contratar profissionais no Workana.

Caso você mesmo queira fazer seu ebook, separei algumas dicas para começar. Tudo o que você precisará é usar o Powerpoint e uma ferramenta gratuita chamada Canva.

 

Criando seu ebook

Muito além de apresentações, o Powerpoint pode ser usado para criação do seu ebook.

A maior vantagem em usar o Powerpoint para criar ebooks é a facilidade de manipular os elementos do livro, como imagens e textos.

Se você não se identificar muito com o PowerPoint, você pode usar um editor de texto comum. Antes de escolher, verifique se o mesmo possui suporte para salvar seu arquivo em PDF. Vou explicar o porquê mais para frente deste artigo.

 

Configurando seu ebook

Uma boa recomendação é não usar  muitas fontes diferentes no seu ebook. Procure criar um padrão entre as páginas, envolvendo as fontes, e cores semelhantes para seu ebook.

Normalmente, eu uso mudo a orientação da página para Portrait. No entanto, sinta-se livre para manter ou mudar a orientação da página.

Configuração para fazer um ebook

 

Crie uma capa para seu livro

Para criar uma capa para seu livro, é recomendável usar um editor de imagem profissional. Caso você não disponha de um, recomendo o Canva, que é um editor de imagem online gratuito.

Caso te falte inspiração para a capa do seu livro, você pode pesquisar no Google Imagens capas para livro. Obviamente, não falo pra você copiar, e sim ter uma base para criação da capa do seu ebook com livros já lançados. É interessante buscar livros parecidos com o seu nicho.

 

Adicione o título do livro e informações sobre os direitos autorais

É interessante reservar algumas páginas para informar o título do livro, de maneira mais formal, e também, informar se é permitido ou não a reprodução sem autorização prévia do autor.

 

Reserve uma página para resumo da sua obra

Dedique também algumas páginas para falar sobre que tema seu ebook trata. Escreva sobre o que você irá tratar, e disponibilize também, uma forma de contato.

Você também pode colocar uma dedicatória nas primeiras páginas.

 

Adicione número nas páginas

Para tornar seu livro mais organizado, você pode adicionar o número de páginas. Eu recomendo que você adicione o número da página no rodapé do ebook. Logo depois, redimensione a página para o formato correto do ebook, como mostra a imagem abaixo

Crie um índice

É importante criar um índice para que seu leitor entenda como está dividido seu conteúdo. Infelizmente, o Powerpoint não possui recurso para criação de índice automático. Você deverá criar o índice manualmente.

 

Insira imagens

Você pode buscar imagens para adicionar no seu livro. Um livro ilustrado é mais fácil de ler e levar sua mensagem. Existe repositórios de imagens que você pode usar em seu ebook, incluindo licenças comerciais para uso.

 

  • ShutterStock: Talvez o site mais conhecido,  possui milhares de fotos de gratuitas e outras com preços acessíveis;
  • Free Digital Photos: Oferece imagens gratuitas e imagens pagas;
  • Public Domain Photos: este site oferece mais de 8.000 imagens de domínio público, inteiramente gratuita;
  • Every Stock Photo: reúne mais de cinco milhões de fotos obtidas em diversos bancos de imagens;

Para usar essas imagens, eu recomendo dedicar uma página para dar crédito ao autor da foto ou imagem, e também o site que a retirou.

 

Converta seu ebook para PDF

Agora que você terminou a formatação do seu ebook, você deverá colocar em um formato adequado. O ideal é transformar para o formato PDF, que é um padrão de mercado, e praticamente, qualquer dispositivo é capaz de le-lo.

Preste atenção também no nome do arquivo que você irá colocar. Mantenha sempre o nome do livro no arquivo.

 

Dica Extra 1: Caso queira registrar seu livro na Biblioteca Nacional

Se você quer ficar seguro em relação aos direitos autorais de sua obra, é interessante registar seu ebook na Biblioteca Nacional. Desta forma, você terá o seu ISBN (Sistema de Identificação). Para isso, você precisará acessar o site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/.

 

Dica Extra 2 : Crie uma CAPA em 3D para divulgar seu ebook

Para criar uma imagem ou anúncio para seu ebook, você pode criar  uma capa em 3D. O site abaixo te ajuda a criar imagens que aumentam a credibilidade do seu conteúdo. Para acessar, visite:  http://www.groundbreak.com/graphics2.html

Como fazer Capas 3D para Ebooks

 

 

 

Conclusão

Com essas dicas simples, e decidi escrever para pessoas que procuram como fazer um ebook. Você viu como é rápido e barato fazer seu próprio livro digital, e também algumas orientações interessantes para formatar e deixar seu conteúdo mais interessante para seu leitor.

Para te ajudar na criação do seu ebook, eu deixei disponível para download, templates gratuitos para você usar em seu próximo ebook.

Se gostou do artigo, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.

Converse Comigo: E você? Qual é o tipo de ebook está pensando em criar?

 

 

 

Modelos Gratuitos para Ebooks

Como fazer um Ebook Profissional Gratuitamente
5 (100%) 3 votes
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

3 Comentários

Deixe uma resposta