0

Como proteger seu conteúdo no WordPress

Sem dúvida, uma das situações mais incômodas para um redator ou alguém que desenvolve um conteúdo na Internet, é o roubo de conteúdo. Por isso, cada vez mais pessoas estão buscando formas de proteger seu conteúdo no WordPress.

Todos nós sabemos que os atalhos de copiar e colar tornam fácil a tarefa de plágio em seu site, e muitas vezes, o fazem sem citar sua fonte. Toda a propriedade intelectual é perdida, e você, sem os créditos pelo seu artigo.

Além disso, o Google e outros serviços de busca, penalizam conteúdos duplicados – o que pode afetar diretamente o posicionamento do seu site nas SERPS.

Neste artigo, eu separei um plugin útil para WordPress que irão te ajudar a proteger seu conteúdo. Obviamente, nenhum desses recursos pode limitar a criatividade de quem tentará copiar seu conteúdo, mas o que eu garanto é que irá dar um bom trabalho.

Bloqueio de cópia de texto no WordPress

Foto: pixabay.com

Algumas vezes, acessamos algum artigo e, apenas em clicar com o botão direito ou pelo atalho “CTRL + C”, já abre uma mensagem do navegador dizendo que o comando é bloqueado.  Também é possível bloquear a seleção de texto dentro do artigo.

O plugin que utilizo em meus sites é o WP-CopyProtect. É um plugin gratuito que te auxilia em bloquear conteúdos de forma muito simples.

Plugin WP-CopyProtect

Este plugin possui diversas funções para bloquear o conteúdo. Você pode optar por baixar o plugin através do site oficial do Wp-CopyProtect ou se preferir, a partir do seu painel do WordPress.

Configurando o Plugin

Após a instalação, você pode acessar o administrativo do plugin no menu principal.

Desabilitando o botão direito do mouse

 

É importante desabilitar o botão direito do mouse porque é um dos passos que o plagiador deve fazer para copiar seu texto. Para isso, marque a seleção “Disable right click and do not show any message”. Caso queira, você pode enviar uma alerta para o usuário e adicionar uma mensagem personalizada no campo “Disable right click and show message:”.

Configurações para desabilitar o botão direito do mouse no WordPress

Configurações para desabilitar o botão direito do mouse no WordPress

 

É importante lembrar que, se seu site for relacionado a código-fonte ou a algum tipo de conteúdo em que o usuário possa copiar um bloco de texto no seu artigo, é interessante fazer o plugins complementares para habilitar a cópia de determinados textos em seu site.

Por exemplo, em sites que eu falo sobre desenvolvimento de software, eu uso o Syntax Highlighter como plugin complementar. Além de habilitar apenas o código fonte, ele permite que apenas este trecho de código seja carregado para a memória.

 

Desabilitando a seleção de texto

Para desabilitar a seleção de texto, basta manter a configuração abaixo.

Bloqueando a seleção de texto

Bloqueando a seleção de texto

 

Conclusão

Infelizmente, não há uma forma totalmente eficaz que impeça a cópia do seu conteúdo. Na verdade, a única forma de impedir seria tornar o texto ilegível, o que não vale a pena em nenhum dos casos 😉

Qualquer dúvida sobre o plugin, deixe um comentário abaixo.

 

 

 

Como proteger seu conteúdo no WordPress
5 (100%) 2 votes

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *