O que é e como criar uma página Pre-sell

Por Rodrigo Macedo

Uma página de pre sell (ou página de pré-venda) é um tipo de landing page que serve para introduzir para seus visitantes pouco aquecidos (com menos intenção de compra) para conhecer sua empresa ou produto.

O objetivo simples de uma página de pre-sell é tornar seus visitantes em leads ou torna-lo seus consumidores. Um ponto bastante interessante que você pode fazer em páginas pre-sell é ajudar o leitor a contornar possíveis objeções, por exemplo: este produto funciona? quais são as pessoas que já usaram e comprovadamente tiveram o resultado?

Uma boa página de presell mantém a atenção do visitante. Há diversos tipos de páginas de presell, como vou falar mais pra frente deste artigo. O teste é imprescindível para otimizar seus resultados.

Se você está usando tráfego pago,  você deve criar sua própria página de de presell antes de enviar o tráfego para oferta.

Simplesmente porque as políticas de anúncios destas plataformas tendem a não aceitar páginas que não são de autoria do anunciante. Inclusive, essa é uma das principais causas de bloqueios de contas no Facebook.

Você vai entender que muitas páginas pre-sell tem diferentes formatos e dispõe as ofertas de diversos jeitos, mas sempre de uma maneira que não parece anúncio. Você pode adicionar seu relato sobre o produto, falar sobre a garantia do produto e ajudar a contornar objeções que são comuns a audiência do seu produto ou serviço.

Por que não enviar o meu usuário direto para a página de venda?

Você pode fazer isso, inclusive, isso funcionou muito pra mim. O grande problema é que quando uma técnica é utilizada por inúmeras pessoas no mercado, ela tende a perder o efeito.

Com tráfego pago, já consegui atingir 1,5% de conversão apenas jogando para uma página de venda um produto de ticket médio (R$100 até R$999). Hoje em dia, nos meus testes com o mesmo produto, não valeram tanta a pena porque as taxas de conversão diminuíram.

Sem falar que com uma presell, você ainda pode usar remarketing para pegar apenas as pessoas que não fizeram a compra, e trabalhar apenas com este grupo.

Também depende de quanto você gasta por tráfego. Se você tem um custo baixo por tráfego e não quer investir em uma estrutura para elevar sua taxa de conversão, talvez enviar direto para a página de venda continue sendo uma boa alternativa.

Níveis de consciência do consumidor

O grau de consciência do possível cliente com relação ao seu produto influencia muito na hora da venda. Muita gente, tenta fazer a mesma abordagem para todo o tipo de público.

Uma página de presell pode ajudar a elevar o nível de consciência do cliente em relação ao problema, então, ele chegará em sua página de venda muito mais aquecido para comprar. O Conrado Adolpho fala muito bem sobre os níveis de consciência do consumidor em relação ao seu produto.

Uma página de pré-venda pode ter diversas formas, de acordo com seu objetivo. Muitos anunciantes estão tendo resultados incríveis com tráfego frio usando páginas de pre-sell.

Benefícios de usar páginas pre-sell

As páginas pre-sell são populares porque elas funcionam, praticamente para qualquer tipo de produto ou serviço, e inseri-las é relativamente fácil. Num mundo com cada vez mais fácil de ter distrações, uma presell é um bom jeito de reter atenção.

Tipos de presell

Existem diversos tipos de página de presell, inclusive, pode ser que tenhamos novidades de novos estilos conforme evoluir o mercado. Vou destacar as que considero principais.

Página de Revisão

O objetivo é claro: fazer com que seus visitantes cliquem no botão para acessar o site oficial do produto e comprar.  Normalmente, é usado por empresas de marketing de afiliados que ajudam a aumentar a conversão em vendas. Se um visitante após ler a revisão e comprar, a empresa ganha uma porcentagem da venda confirmada.

Essas páginas de venda costumam converter mais porque quem busca uma avaliação de algum produto, normalmente tem alguma intenção de compra.

Advertorial

Com um layout parecido com revistas, o presell do tipo Advertorial parecem um editorial ou uma estória. Transmitem autoridade por se passar por uma empresa de renome, na qual fala sobre uma solução que é o produto que se pretende vender.

Por exemplo, vamos supor que você queira vender um suplemento para emagrecer. Você pode criar um advertorial similar a uma revista, e fazer um relato de alguém que obteve sucesso com o produto que quer promover.

O mais importante é não parecer um anúncio quando se estiver lendo.

404 Landing Pages

Páginas de conteúdo não encontrado: aquelas que o visitante acessa e se depara com uma página de erro. É importante, avisar o usuário que a página que ele procura não existe. Mas não precisa ser apenas isso.

Você pode oferecer um download gratuito ou incluir algum conteúdo que seja relevante para sua audiência. Se você quer vender produtos para músicos, você pode indicar algum artigo sobre como ser um melhor músico.

Presell Quiz ou Pesquisa

Talvez seja o tipo de presell mais utilizado em 2017 no mercado de afiliados no Brasil. Um dos motivos pode ser a melhor comunicação com o leitor, sabendo suas dores e se conectando melhor com ele.

Na verdade, as presells de quiz são as que mais me chamaram a atenção em 2017. Principalmente por conta de alguns congressos que frequentei no ano, e também pude conhecer pessoas que alcançaram múltiplos 6 dígitos enviando tráfego frio para essas páginas.

São um pouco mais complexas de serem configuradas, mas funcionam bem com tráfego frio.

Normalmente, anunciantes enviam tráfego para a pre-sell que usam uma sequencia de perguntas para que a pessoa entenda mais sobre ela mesma. No final, você pode enviar para um vídeo de vendas com um micro comprometimento da pessoa que realizou a pesquisa.

O que não fazer em uma presell

Algumas recomendações sobre o que não fazer em uma presell.

  • Não sobrecarregue sua página com informações irrelevantes: mantenha o mais alto nível possível, sem precisar entrar em detalhes. Deixe que a página de vendas realize seu trabalho.
  • Não divulgue o preço: informar o preço pode mais te prejudicar do que te ajudar. Primeiro porque os preços tendem a flutuar, e muitas vezes, a atualização de preço é mais rápida que nossa capacidade de atualizar todos os pontos que adicionamos os preços. A não ser que você esteja promovendo um produto gratuito.
  • Não tente fazer venda: seu trabalho é fazer com que sua página de pre-sell não pareça uma página de venda. Seu objetivo é elevar o nível de consciência do leitor para que depois, ele acesse a página do produto e descubra o preço.
  • Não fale tanto de você mesmo: Procure não se elevar ou falar muito sobre você mesmo. Isso pode gerar desconfiança e desconectar seu leitor. Se quiser falar de você, reserve uma página para expor sua biografia.

Conclusão

Presell é uma ferramenta interessante para engajar e reter atenção. Para isso, é importante ter uma copy que chame a atenção e faça com que seu leitor se identifique. É importante também levar em consideração o design da página para manter a atenção e também passar credibilidade e autoridade.

Com auxílio de ferramentas, você pode fazer teste A/B em suas páginas, imagens, fontes, headlines e otimizar até alcançar um alto CTR (Click Through Rates).