O que é Facebook Ads? Conheça as Vantagens e Como Começar a Anunciar

Por Rodrigo Macedo

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, com mais de 1 bilhão de usuários mensais e atinge a marca de mais de 757 milhões de usuários diários. Em 2007, o Facebook tornou público sua plataforma de anúncios, tornado possível os anúncios serem veiculados de maneira precisa dentro da plataforma.

A importância do Facebook para os negócios é incontestável. Em média, o brasileiro passa 10 horas por mês em sites de mídias sociais, e 92% do tempo gasto é no Facebook, segundo a ComScore.

O Facebook é tornou o contato de marcas mais íntimo, flexível, familiar – sem dúvida. Permitiu que várias marcas conversem com seus clientes, minimizem problemas de imagem e ganhem verdadeiros fãs.

Independente do tamanho e natureza do seu negócio, você certamente encontrará recursos para aproveitar a audiência do Facebook para atingir seus objetivos.

Mas o que é Facebook Ads?

Em 2007, o Facebook anunciou pela primeira vez, sua própria plataforma de anúncio. Com o objetivo de concorrer diretamente com Google Adwords, principal plataforma de anúncio na época.

Então, pense comigo: centenas de pessoas, postam seus gostos, fazem selfies, colocam sua opinião sobre política, e os mais variados assuntos. Por que não aproveitar e segmentar esses interesses para buscar pessoas para seu negócio?

O grande diferencial do Facebook está na busca de público. Você pode escolher com precisão a localização, sexo, faixa etária, interesses, estado civil, nível educacional entre outras possibilidades para alcançar seu público.

O Facebook também tem botões CTA (Call to Action), no canto inferior direito, que visa incentivar uma ação do seu avatar. Alguns deles são:
• Saiba mais
• Cadastre-se
• Baixar
• Ligue agora
• Comprar agora
• Reserve agora
• Assistir mais
• Solicitar agora

Tipos de anúncios do Facebook

Existem 5 tipos de anúncios no Facebook. Você pode, criar conjuntos de anúncios para cada espaço, ou deixar que o Facebook escolha o que melhor se adequa a sua campanha. Os tipos de anúncio são:

• Dentro do Feed de notícias no computador
• Dentro do Feed de notícias em dispositivos móveis
• Na barra lateral do computador
• Rede de audiência em dispositivos móveis
• Instagram

Principais Benefícios de anúncios no Facebook

A partir de uma campanha, você pode gerar uma base de fãs, divulgar promoções, direcionar tráfego para lojas entre outros objetivos. No entanto, a plataforma se destaca em:

Gerar tráfego qualificado

Sem dúvida, a principal motivação para gerar anúncios no Facebook é para geração de tráfego qualificado. Com opções variadas, você pode segmentar o público ideal para seu negócio e trazer pessoas para seu negócio físico ou digital.

Eu fiz um artigo sobre segmentação no Facebook, aconselho que você leia para entender mais.

Gerar leads

Você pode utilizar o Facebook para gerar leads e educa-los para comprar seus produtos. Você pode adicionar uma página de captura de contatos e se comunicar com seus clientes.

Engajamento

Você pode gerar maior engajamento com sua audiência através de anúncios.

Quanto investir no Facebook Ads?

O custo de campanhas no Facebook é relativamente baixo, dependendo apenas no orçamento que você inserir em sua campanha. Você pode começar a investir em anúncios no Facebook a partir de 5 reais diários.
Você tem, basicamente, duas linhas para seguir:

Orçamento diário

No orçamento diário, você indica ao Facebook quanto pretende gastar em cada dia de anúncio, sem data de início ou término. Você controla o anúncio enquanto ele estiver dando ROI positivo.

Orçamento vitalício

Neste modo, você indicará quando começará e quando terminará sua campanha. Você também pode pausar a campanha no momento que desejar, no entanto, este modo te traz algumas vantagens.

Uma delas é informar quais dias da semana seus anúncios serão veiculados. Também poderá escolher os horários que ele será veiculado na rede.

Atenção ao termos de Anúncio

Antes de começar a anunciar no Facebook, é interessante conhecer a fundo os termos e políticas do Facebook.
Principalmente, para evitar bloqueios de contas de anúncio por erros e violações das políticas. Eu construindo um artigo especificamente sobre bloqueio de contas no Facebook. Adicionarei o link aqui em breve.

Conclusão

O Facebook possui mais de 1 bilhão de usuários ativos e suas vantagens são inúmeras. Além da segmentação, o Facebook possui ferramentas que te auxilia a encontrar seu público-alvo e também, a conhecer mais detalhes do seu público.

Também é notável que a plataforma tem um dos melhores custos x benefícios do mercado. Se você possui um negócio, seja digital ou físico, o Facebook pode ser uma excelente opção para alavancar suas vendas.