9

O que é uma página de captura (E porque você deveria ter uma)

No mundo digital, criar uma página de captura é uma interessante forma de rentabilizar seu negócio, engajar com sua audiência, gerar um relacionamento duradouro e, desta forma, aumentar sua receita.

Neste artigo, vou falar sobre páginas de captura, sua definição e como elas podem ser usadas em seu negócio. Também irei falar sobre o resultado esperado de toda página de captura, e como se beneficiar dele.

Caso você desconheça o que são leads, recomendo este artigo.

O que é uma página de captura?

Uma página de captura é uma página cujo único objetivo de coletar um e-mail ou um outro dado relevante de seu visitante.
Deste modo, você pode oferecer algo para seu visitante, e deste modo, o mesmo poderá conhecer mais sua empresa e mais sobre o produto que você está oferecendo.

Por que páginas de captura são tão importantes?

Com uma página de captura, e a coleta correta dos dados do seu visitante, pode abrir uma oportunidade para estreitar relacionamento a longo prazo com sua marca, e fazer com que ele entre em seu funil de venda.

O que oferecer em sua página de captura? Existe uma infinidade de produtos digitais que você pode oferecer para coletar os leads.

Alguns exemplos são:

  • Ebook
  • Vídeo Aulas
  • Newsletter
  • Webinário
  • Relatórios
  • Podcasts

Antes de começar a criar uma página de captura, é interessante ter em mente e decidir qual é o tipo de conteúdo você dará em troca do contato do seu lead.

O mais barato para desenvolver, na minha opinião, é um ebook. Caso tenha interesse, você pode visualizar meu artigo “Como fazer um livro digital gratuitamente“.

Motivos para criar uma página de captura

O objetivo final de uma página de captura é ter uma base de dados para se relacionar com seu público.

Faça ofertas sem a necessidade de investir em publicidade

Uma das estratégias para divulgar serviços ou produtos pela Internet, é investir em plataformas de anúncios como o Facebook e o Adwords.

No entanto, é mais barato e eficaz coletar leads e, no tempo correto, oferecer seu produto ou serviço Saber como monetizar a lista, que já te conhece você e seu produto, é muito mais lucrativo.

Tendo o e-mail de pessoas interessadas em resolver um problema, também te dá a vantagem de poder validar ideias de novos produtos.
Inclusive, já criei produtos rentáveis a partir da simples pergunta para minha lista: você gostaria de ter um produto que faz XXXX ?

Estreite a relação entre consumidor

Quando se tem o contato dos seus leads, você pode construir conexões profundas com cada um deles. Você pode construir um relacionamento de confiança e, adquirir de uma certa forma, consumidores leais da sua marca.
Quando se está em redes sociais, como o Facebook, você tem alcance restrito as pessoas que curtiram sua página. O alcance orgânico é calculado de acordo com as interações na sua página, ou seja, nem todas as pessoas receberão suas mensagens.

Você tem controle da sua audiência

Recentemente, o Facebook aplicou algumas medidas que bloquearam inúmeras contas pessoais e de anúncios na plataforma. E se o mesmo acontecesse com seu negócio? E se os seguidores da sua fan page ou grupo, simplesmente fossem excluídos da sua administração?

Ou pior: e se a rede fosse cada vez menos usada ou descontinuada, como foi com o Orkut, MSN entre outros serviços indisponíveis.
Confiar cegamente em uma plataforma pode significa uma ameaça real para seu negócio.

Tendo o contato pessoal dos seus leads, te dá a oportunidade de ter um canal direto com eles.

Você Tem o Controle Absoluto do Seu Negócio

Com uma lista em mãos, você não terá dependência para enviar tráfego para suas páginas de venda. A audiência é sua, e depende de você, qualifica-las.

 

Conclusão

Uma página de captura é uma única página com o único propósito de capturar informação para atender a uma estratégia de marketing.
Para capturar a atenção do usuário, pode ser usado títulos atraentes, cores e uma copywriting. Você também pode usar áudio e vídeo para incentivar a inserção de informações.

O que é uma página de captura (E porque você deveria ter uma)
5 (100%) 5 votes

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

9 Comments

  1. Olá Jakiahon, como vai?

    Eu utilizo Lead Lovers e estou bem satisfeito com a ferramenta. Abraços!

  2. Como fazer para enviar um e-mail direito pra pessoa que se cadastrar na minha lista?

  3. Olá Joseane, como vai?
    Você precisará de um auto-responder. Eu vou escrever em breve um artigo sobre isso. Na prática, é uma ferramenta que identifica quem entrou na sua lista, e dispara uma sequencia de e-mails programadas por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *