4 Erros para não cometer com seu serviço de TI

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Alguns erros são comuns na prestação de serviços de TI e devem ser evitados. Confira os 4 principais.

1. Falta de segurança

Um ponto essencial no serviço de TI é garantir a segurança das informações. Manter os aplicativos de segurança atualizados e em pleno funcionamento é indispensável. Isso vai além de um bom antivirus para e-mail, é importante proteger o sistema de invasões por hackers ou de roubo dos dados.

É comum vermos empresas acomodadas em soluções de segurança ultrapassadas e é nesse ponto que os problemas com invasão de dados ocorre.

2. Usar uma linguagem técnica

A linguagem de TI é complexa e muito particular a esse setor. Mas os profissionais devem aprender a dialogar com pessoas de outras áreas e deixar as informações claras e de fácil compreensão.

Trabalhar a comunicação para prestar um bom serviço de TI pode ser desafiador, mas é essencial para garantir a qualidade e o alinhamento com o cliente.

3. Desvalorizar o planejamento da empresa

Uma gestão de TI geralmente atua de maneira independente, mas nem por isso deve ignorar o planejamento estratégico e financeiro da organização. Esse departamento deve estar alinhado com as metas e limitações, afinal é parte de um todo e não um organismo isolado.

Prestar atenção a esse planejamento vai trazer resultados muito mais relevantes e ajudar no crescimento da corporação como um todo.

4. Ceder privilégios em excesso

Infelizmente o escopo da TI vai além de instalar o Microsoft Office 365 ou deixar o software da empresa em pleno funcionamento. Esse departamento também cuida de todas as liberações de acesso, em maior ou menor grau.

Algumas informações são confidenciais e só devem ser acessadas por pouquíssimas pessoas, mas a TI acaba liberando esse acesso para um ou outro profissional apenas para uma “consulta rápida” ou alguma outra desculpa.

Com o tempo, pode ocorrer a perda de controle dessas liberações e na ocorrência de um problema maior, fica difícil fazer um rastreio preciso ou descobrir quem foi o responsável.

Procure manter a atenção a esses tópicos e evitar a ocorrência de problemas na sua empresa!M

4 Erros para não cometer com seu serviço de TI
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Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

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