5 dicas para gerir seus fornecedores

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os fornecedores são uma parte integral importante em uma empresa. Se eles forem bons, sua empresa pode contar com qualidade excelente, prazos cumpridos e preços mais em conta.

Por isso, vamos dar 5 dicas para gerir seus fornecedores. Confira!

1. Siga os critérios de qualificação

A qualificação de fornecedores deve ser uma prioridade. Afinal, todos devem seguir critérios que não apenas se adequem às necessidades da sua empresa, mas que também garantam a qualidade dos produtos.

2. Reduza o número de fornecedores

Depois de feita a qualificação de fornecedores, provavelmente o número de possíveis parceiros será reduzido. E essa redução não deve ser vista como algo ruim: ter um número menor de fornecedores realmente qualificados e confiáveis pode significar ter uma melhor margem de negociação.

3. Faça a gestão de suprimentos da empresa

Não adianta fazer a gestão de fornecedores sem pensar na gestão de suprimentos.

Analisar o estoque, saber sempre o que precisa ser comprado, priorizar o que acaba primeiro e pedir as quantidades certas para evitar desperdícios são a base para fazer uma boa gestão de suprimentos e organizar a relação entre empresa e fornecedores.

4. Não insista no que não está dando certo

A qualificação de fornecedores pode ser o primeiro passo, mas uma análise profunda dos contratos e relacionamentos entre a empresa e seus parceiros pode acabar revelando que alguns deles não estão dando certo.

Nesse caso, encerre o contrato assim que for possível e procure por outro fornecedor.

5. Conte com a tecnologia

Tanto a gestão de suprimentos quanto a de fornecedores podem se beneficiar da tecnologia. Utilizando softwares, esses processos ficam mais simples e automatizados, poupando o tempo de sua equipe e melhorando o desempenho geral da empresa.

A qualificação de fornecedores, a gestão de suprimentos e a análise dos contratos são as principais chaves para uma gestão organizada, que só traz benefícios para sua empresa.

5 dicas para gerir seus fornecedores
5 (100%) 1 vote
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta