A importância do crescimento das empresas para a economia do país

Por Rodrigo Macedo

Você sabia que as micro e pequenas empresas têm papel fundamental para alavancar o crescimento do país?

É sabido por todos que a economia local depende do comércio e do fornecimento de materiais na mesma área. Todos na localidade se beneficiam. Em pequenas cidades, onde tudo está mais próximo e qualquer atitude tem grande influência no contexto geral, esta prática é importante. O desenvolvimento destas localidades depende da colaboração.

Neste artigo, vamos mostrar como é importante para a economia local obter produtos e matérias primas de fornecedores locais. Confira e continue lendo!

Como o crescimento das empresas melhora a economia

Desde o começo da década, o empreendimento tem sido uma das principais fontes de contribuição para o desenvolvimento e avanço do Brasil.

Mulheres trabalhando em equipe.

O Brasil tornou-se um dos maiores impulsionadores das micro e pequenas empresas desde que o modelo de empreendimento passou a gerar 27% do PIB brasileiro em 2014, motivando nossos empresários a investirem cada vez mais nessa demanda de mercado.

Seguindo os critérios da Lei Complementar 123/2006, também chamada de Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, podemos dividir os perfis de micro e pequenos negócios em quatro segmentos:

  • Microempreendedor Individual, com faturamento anual de até R$ 81 mil;
  • Microempresa, com faturamento anual de até R$ 360 mil;
  • Empresa de Pequeno Porte, com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões;
  • Pequeno Produtor Rural, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Oportunidades para empreendedores

Tendo em vista a base de faturamento desses segmentos, é fácil entender porque esse vetor tem sido visto como uma porta aberta para empreender por oportunidade, dando continuidade ao crescimento da economia do país e sua necessidade de expansão de crédito.

Outro ponto favorável ao ato de empreender é o crescimento da economia do Brasil.

Atualmente, muitos negócios encontram maiores oportunidades para sobreviver ao mercado devido ao aumento do poder de compra das classes mais baixas.

Se em 2002, 58% do consumo era feito pelas classes A e B enquanto as classes C e D representavam apenas 36% desse total, oito anos depois, no ano de 2010, as classes C e D tornaram-se responsáveis por 59% do consumo enquanto as classes A e B representaram apenas 40% do total.

De olho nesse crescimento econômico das classes mais baixas, muitas empresas têm se mantido como fortes nomes do mercado.

Serviços cada vez melhores

Com cada vez mais concorrência, as empresas estão se esforçando para melhorar a qualidade de sua produção e o fornecimento de seus serviços.

Além de estimular uma grande concorrência que só resulta em crescimento, a disputa também favorece a população e quem mais consome desses empreendedores.

Geração de empregos

O crescimento das empresas é um fator importante na geração de empregos para a população.

Se há empresas que necessitam de mão-de-obra e estão dispostas a contratar, estas oportunidades podem surgir em diferentes segmentos. A venda de produtos e serviços está diretamente ligada ao aumento da demanda a partir do momento em que o negócio está indo bem.

É importante que as empresas apoiem umas às outras para manter os serviços relevantes.

Ao optar por pequenas empresas, há sempre a conseqüência de abrir cada vez mais possibilidades de expansão, o que exige mais mão-de-obra, o que certamente terá a população local como prioridade

Arrecadação de impostos e benefícios para sociedade

À medida que mais e mais empresas se tornam mais bem-sucedidas, maior é a receita tributária do município.

Isto tem um efeito positivo para a população, que vê estes valores reverterem para melhorias na infra-estrutura, segurança e condições de vida em geral.

As melhorias são bem vindas principalmente para o setor do turismo. Afinal, quanto mais mais bonita e conservada a cidade, mais visitantes consumirão serviços e produtos locais.