Algumas dicas de segurança no trabalho

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A segurança no trabalho é essencial para manter sua equipe motivada e produtiva. Ambientes pouco seguros têm menos autoridade e podem fazer com que os colaboradores fiquem distraídos e inquietos. Além disso, proteger os seus ativos – tanto humanos quanto financeiros – é sempre importante.

Confira nossas dicas abaixo!

Comece pelo básico

No ambiente de trabalho, existem dois fatores que garantem a segurança básica da sua equipe e das suas informações: o controle de acesso e o controle de ponto. Por isso, comece cobrindo esses dois fatores, com catracas de acesso e máquina de ponto – seja ela um relógio de ponto digital, cartográfico, biométrico, etc. Quando isso estiver definido, você pode começar a busca por novas tecnologias complementares.

Aposte na tecnologia integrada

Hoje em dia, diversos dispositivos podem ser integrados entre si, desde as catracas de acesso – que mandam informações para um software que pode ser acessado em qualquer computador – até o relógio de ponto digital – que é integrado a um aplicativo no seu celular, permitindo que você sempre saiba os horários de entrada e saída dos seus funcionários.

Ter a possibilidade de conferir dados da sua máquina de ponto ou controle de acesso de qualquer lugar não é apenas cômodo, mas também garante mais segurança: quando essas informações estão armazenadas na Nuvem ou em softwares que apenas pessoas autorizadas podem acessar, elas dificilmente vão se perder.

Utilize um gerador de senhas

O espaço virtual da sua empresa merece uma atenção especial, porque é nele que ficam armazenados dados importantes para toda a equipe. Um gerador de senhas cria códigos sem padrão, que são mais difíceis de adivinhar e que podem ser aplicados em diversos contextos. Senhas geradas pelos colaboradores são, normalmente, mais fáceis de descobrir e burlar.

Não hesite em utilizar câmeras

Câmeras instaladas nos lugares certos podem ser ótimas maneiras de prevenir roubos e invasões, ou descobrir os responsáveis por esses delitos. Instale-as em lugares chave, como nos espaços de acesso à empresa ou às salas que devem ser mais protegidas.

Segurança nunca é demais, e sua equipe, assim como seu trabalho, só vai se beneficiar com essas medidas.

Algumas dicas de segurança no trabalho
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta