Benefícios da música no trabalho para os funcionários

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Muito se fala sobre como a música ambiente para loja pode atrair ou afastar possíveis clientes, além de conquistar aqueles que já frequentam o estabelecimento. Mas a música tocada em uma rádio interna não afeta apenas quem está no comércio para comprar: os funcionários, que passam o dia todo ouvindo as músicas, também podem ser afetados.

Confira abaixo 4 benefícios que um bom music branding pode trazer para os funcionários:

1. Motivação

Quando a música ambiente para loja é animada na medida certa, ela pode servir como uma ferramenta de motivação para a equipe. Isso não quer dizer que é preciso passar o dia todo ouvindo músicas agitadas, mas no começo do expediente, quando todos ainda estão um pouco sonolentos, ela pode ser uma boa maneira de animar e motivar a equipe. 

2. Melhora no desempenho

O que toca na rádio interna de um estabelecimento também pode melhorar o desempenho dos funcionários, desde que esteja de acordo com a tarefa realizada.

Funcionários que precisam de muita concentração – porque realizam cálculos, por exemplo – se beneficiam de músicas mais calmas e sem letra, como música clássica ou instrumental. Já quem trabalha com atendimento ao cliente se beneficia de músicas mais animadas, que criem um ritmo mais dinâmico.

3. Mais ânimo

Ouvir uma música de que se gosta estimula a liberação de dopamina no cérebro – mesma substância que causa prazer quando comemos algo gostoso, por exemplo. Essa sensação fica guardada na memória, e os funcionários já chegam no trabalho mais animados.

4. Espírito de equipe

O music branding faz parte da identidade de uma empresa e, quando uma empresa tem essa identidade bem definida, fica mais fácil para que os funcionários se sintam parte da equipe e se identifiquem com seus valores e missões.

Por isso, quando a escolha de músicas ambiente é feita da maneira certa, não só os clientes vão se sentir mais atraídos pela loja, mas os funcionários também estarão mais dispostos a se dedicar às suas tarefas.

Benefícios da música no trabalho para os funcionários
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta