Quais são os benefícios do PGRS?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um conjunto de medidas que, por lei, deve ser seguido por todas as empresas, independente do setor, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental que o lixo pode causar.

No entanto, implementar essas medidas acabam trazendo muito mais vantagens, inclusive, para o seu negócio, do que a melhoria do ecossistema. Saiba mais a seguir!

Redução de custos

O PGRS conta com alternativas para reduzir os custos da sua empresa de três maneiras.

A primeira delas é sobre os custos com a destinação de resíduos. Isso porque, com o PGRS, é possível diagnosticar possíveis pontos que estejam gerando resíduos excessivos, propondo meios de minimizá-los, orientando uma separação correta.

Em segundo lugar, está a redução dos custos de processo. Com um monitoramento PGRS eficiente, é possível analisar se está acontecendo o desperdício de matéria-prima ao longo dos processos industriais. Dessa forma, ao corrigi-lo, a sua empresa pode economizar ou até mesmo reaproveitar esses resíduos.

Por fim, o PGRS permite que os gastos com equipamentos e funcionários também possa ser reduzido. Afinal, sabendo a quantidade, tamanho, tipo e localização correta para armazenar o lixo, não é preciso dispor de tantas lixeiras ou equipe para coleta e gestão.

Organização do espaço e melhoria da higiene

Como cada tipo de resíduo possui um método de destinação final – como aterro sanitário, tratamento, reciclagem, entre outros – conhecendo como organizar o lixo da sua empresa, o PGRS traz praticidade e uma maior organização do seu local de trabalho quando mostra qual a forma ideal de armazená-lo, caso seja preciso guarda-lo por um longo período de tempo.

Dessa maneira, é possível proporcionar uma melhor higiene para todo o ambiente de trabalho, assim como garantir a saúde e o bem-estar dos seus funcionários.

Imagem da empresa

Administrar os resíduos sólidos é uma maneira de aumentar a credibilidade perante seus clientes e funcionários, além de fazer com que os órgãos fiscalizadores não apliquem multas.

Aposte no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e aproveite todos esses benefícios!

Quais são os benefícios do PGRS?
5 (100%) 1 vote
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta