Como calcular rescisão trabalhista

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Calcular direitos trabalhistas vai ajudar você a se programar para enfrentar essa nova fase da sua vida ou programar os gastos da sua empresa.

Para auxiliar nessa tarefa, preparamos este post com algumas dicas para você fazer os cálculos. Acompanhe!

1. Entenda o tipo de rescisão

A rescisão pode ter sido provocada por iniciativa do colaborador ou da empresa. Pode ter sido uma demissão por justa causa ou sem justa causa. Cada tipo de desligamento tem cobranças de obrigações trabalhistas diferentes.

Na demissão por justa causa, o funcionário recebe apenas o saldo de salário, férias e 13° salário proporcionais. Na demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito ao FGTS, multa de 40% sobre esse valor e aviso prévio. Quando a demissão é voluntária, o funcionário perde o direito ao saque e multa do FGTS.

Se a demissão ocorreu de uma maneira que você considera injusta, pode recorrer a um advogado trabalhista para esclarecer a situação e ter ciência dos seus direitos.

2. Identifique o valor de base

O cálculo dos direitos trabalhistas é feito sobre os últimos 12 meses, incluindo horas extras, gratificação e adicionais noturno ou de periculosidade.

Os valores de 13° salário, férias acrescido de ⅓ do valor e aviso prévio são projetados sobre esse valor de remuneração calculado a princípio.

3. Calcule o valor do FGTS

Se houve uma demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito ao de Fundo de Garantia e uma multa de 40% sobre esse valor. O FGTS é depositado mensalmente pela empresa em uma conta da Caixa Econômica Federal. Para ter uma noção do valor, calcule 8% do salário e multiplique pelos meses trabalhados.

Quando há um acordo para demissão, de acordo com a nova lei trabalhista, o funcionário tem direito a sacar 80% do valor do FGTS, acrescido de 20% de multa.

Se houver dúvidas, procure um escritório de advocacia de sua confiança para revisar os valores.

Como calcular rescisão trabalhista
5 (100%) 1 vote
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta