Como o cardápio pode encantar os clientes

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O cardápio é a porta do seu restaurante para os clientes, por isso a impressão de cardápio deve ser feita com zelo e qualidade, para representar a sua marca.

O cardápio é mais do que um material só para expor os pratos de um restaurante. Quando pensamos em uma peça como essa, idealizamos uma forma de encantar os clientes e tornar a refeição uma experiência única.

Além da diagramação, a impressão de cardápio é outro fator que irá influenciar na decisão dos pedidos e, ainda, contribuir para a imagem do estabelecimento. Por isso, neste post, você verá como criar seu cardápio e encantar seus clientes.

O primeiro passo, antes de finalmente chegar até a fase de impressão de cardápio, é definir quais produtos serão expostos nele e fotografá-los, em paralelo checar a grafia de cada ingrediente e os nomes dos pratos. Depois, escolher o modelo do cardápio. Se você não tem ideia de como seguir, existem gráficas online que podem dar uma consultoria sobre o formato do cardápio, facas especiais para um corte mais diferenciado do material e, até mesmo, referências visuais.

Definido o layout, a próxima etapa envolve a diagramação do cardápio. Nessa fase é preciso pensar na jornada de leitura do cliente e como tornar cada linha ou descrição atraente o suficiente para gerar o pedido. No caso de um restaurante que oferece entradas ou petiscos, o ideal é começar o cardápio por esses itens, em seguida colocar saladas e pratos principais, deixando as sobremesas e bebidas para o final. E não se esqueça de imagens com pratos bem suculentos.

A impressão de cardápio é a última parte desse processo. Aqui, você deverá definir a quantidade de exemplares impressos e em qual papel, normalmente o offset atende esse tipo de demanda, porque é um papel que recebe diversos tipos de acabamentos que podem aumentar sua durabilidade e dar uma aparência de maior zelo na produção do cardápio, por exemplo, com o acabamento de brilho ou fosco.

Como a impressão de cardápio afeta sua imagem?

O cardápio é uma maneira de conectar os cinco sentidos dos clientes durante a experiência no seu restaurante, mas, principalmente, de reforçar o posicionamento da sua marca.

No cardápio o cliente tem acesso ao contato, se for uma peça também utilizada para delivery, e à identidade da empresa, por isso a impressão de cardápio merece tanto cuidado. Antes e depois de experimentar suas receitas, os clientes irão associar seus serviços ao cardápio. Então, produza um material atraente e procure manter sua apresentação, substituindo a peça quando surgirem orelhas e quaisquer desgastes de uso.

Seguindo esses passos você conseguirá encantar e fidelizar seus clientes, só inclua também uma gráfica de confiança para executá-los.

Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta