Como controlar seu estoque

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quem procura a venda de indústria ou quer abrir uma nova empresa precisa saber como fazer o controle de estoque. Isso gera menos desperdícios e mais economia para a empresa.

Confira algumas dicas de como controlar seu estoque!

Faça um planejamento

Quem quer comprar empresas deve entender a importância de um bom planejamento antes de comprar uma empresa. Ter um planejamento bem organizado e com regras bem definidas é importante para todos os setores da empresa.

No controle de estoque, você pode desenhar o fluxograma de entrada e saída para entender o fluxo de mercadorias e, a partir daí, criar padrões e regras para esse setor. Como deve ser o armazenamento? Em qual horário será permitida a movimentação de mercadorias?

Defina responsabilidades

Quando adquirimos uma indústria, é possível que as tarefas do estoque já tenham alguns responsáveis. Porém, quem deseja comprar uma empresa deve estar preparado para rever os responsáveis e reorganizar essas tarefas.

Defina quem fará o relatório de inventário, a organização física, o contato com fornecedores, a atualização de informações e todos os detalhes referentes ao controle de estoque.

Defina um período de compras

Definir quando as compras podem ser feitas é essencial para o controle de estoque, porque evita que ele fique lotado e que ocorram desperdícios – tanto de dinheiro quanto de produtos que passam da validade.

Além disso, você pode definir uma data em que os produtos e materiais necessários estejam mais baratos, gerando mais economia para a empresa.

Escolha bons fornecedores

Quando se trata de uma indústria a venda, é possível que a empresa já tenha alguns fornecedores. Se esse for o caso, reavalie os contratos e orçamentos feitos com cada um para garantir as melhores condições.

Se a empresa ainda não tiver fornecedores, certifique-se de fazer uma pesquisa cuidadosa sobre o assunto. Afinal, são eles que vão abastecer seu estoque e garantir a qualidade dos seus produtos e serviços.

Com essas dicas, você está pronto para fazer um controle de estoque mais eficiente!

Como controlar seu estoque
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta