Como é instalado tubulação para sprinkler?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Uma das preocupações na hora de desenvolver um projeto de construção é pensar na instalação de um sistema contra incêndio.

Porém, quando o projeto não tem especificações na planta, principalmente as obras mais antigas, a instalação requer alguns cuidados, e precisa ser feita por uma empresa especializada em engenharia de incêndio.

Neste artigo, vamos falar sobre como é instalado tubulação para sprinkler?  Quer saber mais? Então confira até o final.

Instalação de sprinkler

Bastante eficiente e mais econômico do que o Sistema Water Mist, o sprinkler é um sistema de combate a incêndio, similar a chuveiros automáticos.

Para ser instalados, antes é preciso ser feita toda a tubulação no local, isso para evitar danos mecânicos e prejudicar o sistema. Toda a instalação deve ser realizada com base em um projeto específico para sprinkler, como estabelece a norma NBR 10897:2014.

A tubulação é dimensionada de acordo com o local que deverá ser protegido, isso porque a posição dos chuveiros com base nas estruturas de todo o projeto é essencial para que tudo funcione corretamente.

Para isso, é realizado um estudo sobre as possíveis interferências na distribuição da água, pela tubulação, até os sprinklers.

A empresa de engenharia responsável também analisa o tipo de edificação, considerando risco leve, ordinário e risco extraordinário. Tudo isso irá influenciar em como será instalada a tubulação, assim como posição do sprinkler.

Sistema sprinkler

O sistema de combate a incêndio sprinkler é um dos mais utilizados no mercado, principalmente em prédios residenciais e galpões.

Estima-se que cerca de 40 milhões de sprinklers são instalados por ano. O sistema funciona através de pressurização da água, que fica armazenada nas tubulações.

Quando ocorre o incêndio, o sistema libera a água de forma automática. Para isso, basta que a temperatura do ambiente se eleve de 57º C a 343° C, e o sistema já irá se acionar.

Todo o trabalho precisa ser feito de forma minuciosa, respeitando normas. Por isso, se a sua empresa precisa instalar um sistema de combate a incêndio, o correto é conversar com especialistas.
D

Como é instalado tubulação para sprinkler?
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta