Como editar vídeos para iniciantes

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Não há dúvida de que o vídeo é um dos formatos de conteúdo mais relevantes e envolventes hoje e esta tendência é esperada para continuar.

É provável que você já tenha feito algum upload de vídeo simples para o YouTube ou Facebook pelo menos uma vez. Mas se tiver uma forma mais profissional de como editar vídeos?

Se você quer ser mais profissional na edição de vídeos, seja por razões pessoais ou profissionais, você precisará ter uma base sólida em edição de vídeo.

Aqui estão algumas soluções para as suas necessidades de edição de vídeo.
Ferramentas de edição de vídeo para iniciantes

Eu separei algumas ferramentas que são ótimas para quem está começando e com orçamento limitado.

Adobe Premiere Pro

Para quem busca uma solução de edição de vídeo profissional, a Adobe Premiere é popular entre muitos profissionais.

É realmente um dos melhores editores de vídeo da categoria, e software praticamente obrigatório para profissionais de edição de vídeo e pós-produção.

Possui centenas de ferramentas avançadas e é muito poderoso para processar seus fluxos de vídeo.

Acredito que possua todas as ferramentas profissionais que você poderia precisar. Você também consegue renderizar vídeos para diversas plataformas, tudo configurado e fácil de exportar.

Recomendo fortemente o Adobe Premiere.

Avidemux

Avidemux é um software totalmente livre de edição de vídeo que é completo e acessível para aqueles que estão apenas começando. É um software de edição de vídeo disponível em várias plataformas.

Eu cheguei a utilizá-lo. Seus recursos são limitados, mas para edições simples é provável que te atenda. Ele é bem completo para as funções básicas e sua interface é simples de ser usada.

Além disso, ele funciona bem em máquinas menos recursos, ao contrário do Adobe Premiere.

Você pode usar escolher entre vários formatos. O programa tem à sua disposição, para realizar esta tarefa, muitos codecs.

Este software também oferece vários recursos de processamento de vídeo.

VSDC Free Video Editor

VSDC Free Video Editor é uma das mais abrangentes opções de software de edição de vídeo. Também gratuito.

Enquanto ele apresenta uma interface bastante poderosa e versátil que oferece ao usuário uma variedade de objetos e efeitos, ainda é simples e agradável de praticar.

Pode causar algum desconforto para iniciantes, uma vez que sua interface pode parecer complexa demais. Além disso, algumas das características mais especializadas não são tão intuitivas.

Pinnacle Studio

Fácil de usar e capaz de grande desempenho, Pinnacle Studio é uma grande opção de software que dá ao usuário uma abundância de opções além de simples edição.

Com uma interface, você também é capaz de editar trechos de áudio. Possui qualidade profissional em termos de sua capacidade e sua gama de funcionalidades.

A ferramenta criativa realmente se destaca entre outros que são mais voltados para iniciantes.

Você pode capturar e importar material de uma ampla gama de fontes, e pode incorporar efeitos exclusivos como stop-motion e edição de 360 graus.

DaVinci Resolve

Esta é uma das melhores opções de software de edição de vídeo e embora haja uma versão paga, a versão livre é ótimo para iniciantes que estão apenas testando as coisas para fora. Esta solução de grau profissional integra várias ferramentas em uma que permite a edição, calibração e pós-produção de áudio.

Dedicado principalmente aos profissionais de colorimetria e pós-produção, a DaVinci Resolve tem uma ampla gama de recursos avançados para edição, mixagem e produção de vídeo de alta qualidade.

Uma característica interessante é que ele tem recursos embutidos para o armazenamento de dados e colaboração de projeto.

iMovie

O software IMovie é um ótimo lugar para começar para qualquer usuário do Mac.

Ele recebe constantemente classificações positivas entre todos os softwares disponíveis, o que diz muito. Ele apresenta uma interface extremamente simples e fácil de usar, e apenas recursos especiais suficientes para manter as coisas interessantes, sem sobrecarregar novos usuários.

Embora menos abrangente do que o Cut Final Pro X, a versão paga do Software de edição da Apple, tem tudo o que você precisa para fazer um vídeo de qualidade em um nível médio-profissional.

Além disso, você pode criar clipes, trailers e filmes em resolução 4k.

Uma de suas qualidades notáveis é seu aspecto multi-mídia — por exemplo, você pode começar a editar em um dispositivo diferente, como vídeos para dispositivos móveis ou tablet e mover o seu material para o seu Mac sem problemas.

Há também um recurso de chroma-key que é ótimo para aqueles interessados em escavar na arena de efeitos especiais.

Conclusão

Se você está interessado em aprender como criar vídeos e você está apenas começando a aprender, sugiro escolher uma das ferramentas por conta própria ou até mesmo fazer um curso sobre a ferramenta escolhida.

Ao escolher um software de edição de vídeo, certifique-se de que ele se encaixa no seu orçamento e também se atende às suas necessidades.

Você não precisa acabar com algo excessivamente complexo e técnico quando seu objetivo é fazer edições curtas de vídeo.

E se você é uma pequena empresa que procura criar algo de alta qualidade, provavelmente é uma boa ideia contratar uma agência. Às vezes, o melhor é delegar se for possível.

Como editar vídeos para iniciantes
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta