Como escolher a música certa para uma drogaria?

Por Rodrigo Macedo

Utilizar a música como uma ferramenta para atrair clientes parece simples em alguns negócios. Mas como fazer isso quando sua empresa é uma drogaria?

As estratégias de rádio da farmácia de interior não são mais apenas para aplaudir. A melhoria da experiência de compra dos consumidores está diretamente ligada ao aumento das vendas. As pessoas felizes, que se sentem bem no local, tendem a ficar mais confortáveis e, portanto, gastam mais.

Para acompanhar as novas estratégias de venda, como o rádio interno para farmácia, você deve começar a pensar mais sobre seus consumidores. Trouxemos este artigo para ajudá-lo a encontrar o que você precisa saber sobre rádio de interior para farmácia, e como ele ajudará seus clientes a comprar.

Se você contrata locutores para anunciar ofertas, tome cuidado com a poluição sonora. O volume do som ambiente deve ser semelhante ao dos anúncios e das chamadas promocionais. Por isso, criamos este artigo para que você possa escolher a música certa para sua drogaria.

Como a música interfere no consumo

Sons com um tom mais alto e volume mais alto são interpretados pela mente como mostrando alegria e positividade.

É por isso que muitas vezes você ouvirá música feliz ou positiva em lugares como lojas e farmácias. Neste caso, você quer o oposto; você quer uma estação de rádio que tenha um tom suave e de baixo tom. Se o público da farmácia for pessoas idosas agradáveis, acima de 50 anos de idade, eles preferem a música ambiente.

Ao contrário dos jovens, que gostam de música em primeiro plano, um pouco mais alto.

Invista no music branding

Mulher e um casal passeando em um shopping.
Mulher e um casal passeando em um shopping. Créditos: pexels.com.

Para acertar na escolha do som ambiente para loja, o melhor a fazer é não deixar nada ao acaso. Escolher rádios e playlists já existentes, feitas por outros motivos, pode trazer muito mais prejuízos do que vantagens para o seu negócio. Por isso, é melhor apostar no music branding.

Music branding é quando se faz a playlist da radio indoor de um negócio tendo em mente as características da marca, seu conceito, seus valores e missão. Assim, a escolha musical passa a imagem e a mensagem que a empresa quer passar ao público.

Considere seus clientes

Quem são os clientes que mais frequentam o seu negócio? Sua drogaria atrai mais clientes mulheres? A maioria dos clientes traz seus filhos junto?

Sem dúvida, isso também pode influenciar no que toca na radio indoor: se muitas crianças aparecem na loja, talvez seja melhor não tocar músicas com conteúdos inapropriados para elas.

Avalie a localização do negócio

A localização do seu estabelecimento pode influenciar no volume do som ambiente para loja.

Se a sua drogaria fica em um centro comercial agitado e barulhento, com muita movimentação, uma música mais alta pode atrair mais clientes. Em um local mais calmo, no entanto, o volume alto pode surtir o efeito contrário e afastar possíveis compradores.

O mais importante, de qualquer modo, é escolher músicas que tenham a ver com a empresa e com o que ela quer mostrar ao público. Com a personalização certa, você pode usar a música como uma poderosa ferramenta para desenvolver seu negócio.

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender a importância da música certa para sua drogaria. De fato, pequenas mudanças podem aumentar (e muito) o faturamento do seu estabelecimento.