Como escrever um livro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Em algum momento da vida, você já pensou em escrever um livro ou até mesmo já iniciou o processo e desistiu por não saber como concluir, correto? A produção de livros é uma tarefa difícil e exige diversas etapas a percorrer. Pensando nisso, a seguir, você terá um passo a passo para tornar esse projeto em realidade!

1. Escolha o tema

Escolha um tema, pense em uma história e sinta o tipo de sentimento que mais lhe agrada (suspense, comédia, romance, etc). Este é o primeiro passo, mas não é só isso, é importante se concentrar, viajar para um local diferente ou até mesmo outro ambiente em sua cidade pode ajudar a acabar com o famoso “bloqueio de escrita”. E se estiver com dificuldade, tenha calma, é normal em alguns dias a escrita não fluir
como gostaria.

2. Processo de diagramação e gráfico

Findado o processo da redação, passa-se para revisão ortográfica e gramatical para a última análise, a diagramação e, concomitantemente, a criação da capa e entre outros processos gráficos. Tudo pronto e aprovado? O material é convertido em arquivo digital para envio à gráfica.

3. Gráfica

A gráfica escolhida deve ter equipamentos adequados para impressão dos livros, caso
contrário à qualidade pode ser abaixo da esperada.

4. Matéria

O material do livro constitui o papel que será utilizado para a impressão. Atualmente, as opções com maior demanda são:

  • Offset (papel branco);
  • Reciclado;
  • Pólen (cor amarelada e maior gramatura);
  • Especiais (colorido, couché, entre outros);

A escolha do material pode influenciar na percepção de qualidade do produto e no preço, por isso é importante escolher com cuidado.

5. Acabamento

Depois de impressos os conteúdos do livro, o mesmo será encaminhado para uma máquina encadernadora responsável pelo acabamento, ou seja, o processo de unir todos os elementos em um único livro. Os acabamentos mais comuns utilizados são: brochura, grampo, capa dura e o digital.

6. Registro ISBN e CBL

O ISBN é um sistema de registro para publicações que não possuam periodicidade, também, identifica desde a edição do livro até o autor, transformando o sistema numérico em código de barras. O registro no ISBN é importante, pois se você desejar vender seus livros em livrarias, será exigido. Sem ele, dificilmente se consegue
encontrar um livro no sistema, por exemplo.

Para solicitar o registro no IBSN você deve:

  1. Acesse o site ISBN.BR e baixe a ficha cadastral;
  2. Envie a capa de rosto do livro juntamente com o formulário acima para a ISBN.BR. O envio pode ser por correios, entrega na agência ou online pelo site.
  3. Deve ser efetuado pagamento dos valores correspondentes ao registro (tabela de preços no site ISBN) e na conta bancária informada no site

Feito isso, monitore seu pedido e aguarde o prazo. Também, é interessante fazer o registro na Câmara Brasileira do Livro, associando-se a Instituição. Para isso, cadastre-se no site da e em caso de dúvidas, entre em contratação.

Gostou do conteúdo? Comente e deixe suas sugestões!

Como escrever um livro
5 (100%) 3 votes
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta