Como fazer sorteio no Instagram para ganhar seguidores

Por Rodrigo Macedo

Atualmente é muito comum fazer sorteio no Instagram para engajar uma marca e ganhar novos seguidores. Desse modo, os sorteios são estratégias desenvolvidas por outros usuários para ganhar seguidores rapidamente.

Além disso, o resultado dos sorteios foi sucesso e a chegada de novos seguidores. Nesse sentido, essa estratégia se tornou popular para usuários, marcas e influenciadores.

Ademais, é uma forma benéfica de presentear os seguidores e uma forma vantajosa de ganhar seguidores para outros usuários.

Mas, para fazer sorteio no Instagram é necessário montar toda uma estratégia porque não adianta montar um sorteio que não engaja.

Sendo assim, é preciso se atentar a algumas dicas e procedimentos como onde vai postar, se vai fazer parcerias.

Se você está perdido e não sabe como fazer um sorteio nas redes sociais, não se preocupe, nós vamos te ajudar.

O que é sorteio no Instagram?

Sorteio no Instagram

O sorteio no Instagram é uma estratégia para aqueles que desejam ganhar novos seguidores ou engajar uma marca.

Desse modo, na rede social é postado uma publicação contendo alguns informes e anunciando um prêmio para um usuário.

Ademais, os usuários comentam, seguem outros usuários se houver parceria e o sorteio ocorre na data prevista.

Dicas para fazer sorteio no Instagram

Como mencionado acima é necessário montar uma estratégia para  fazer sorteio no Instagram.

Desse modo, não basta apenas anunciar uma postagem, escolher qualquer prêmio e publicar o sorteio.

Além disso, é preciso conhecer seu público, se o sorteio é rentável e vantajoso a longo prazo.

Por isso, montamos uma série de dicas para fazer sorteio no Instagram.

Defina o prêmio

Na hora de escolher o prêmio que irá a sorteio, é essencial conhecer seu público-alvo.

Desse modo, não adianta fazer sorteio no Instagram anunciando um kit de maquiagem e seu público-alvo são jogadores de videogame.

Além disso, você pode escolher sortear produtos que todos se interessam como celulares, vouchers em compras, seus cursos.

Nesse sentido, os seus usuários irão participar porque se interessam por seu negócio, e você poderá atrair novos seguidores.

Determine as regras

As regras são um passo principal na hora de fazer sorteio no Instagram.

Nesse contexto, elas precisam ser definidas com antecedência e muita atenção.

As regras são responsáveis por guiar os participantes do sorteio, por isso precisam ser claras e compreensíveis.

Por exemplo: 

  • Siga todos os perfis que eu sigo;
  • Marque duas pessoas diferentes a cada comentário;
  • Preencha o formulário disponível na bio;
  • Siga o meu Instagram;
  • Participe durante tal período.

Monte uma campanha chamativa

Para fazer sorteio no Instagram você precisa montar uma campanha criativa e que chame a atenção dos usuários.

Desse modo, você pode utilizar ferramentas de edição para desenvolver imagens chamativas e criativas.

Além disso, é preciso que a foto mostre o que você está sorteando e coloque como objeto central seu produto principal.

Por exemplo, se o produto principal da sua campanha é um celular, porque você sabe que isso atrairá novos seguidores, coloque de forma visível.

Acompanhe os resultados

Quando terminar de fazer sorteio no Instagram é preciso que você acompanhe e analise os resultados.

Mas, antes não esqueça de divulgar o ganhador e divulgar posteriormente o feedback quando ele receber o prêmio.

Nesse sentido, essa divulgação trará visibilidade e confiança para você e seus novos sorteios.

Sites para fazer sorteio no Instagram

Atualmente existem diferentes sites para fazer sorteio no Instagram online.

Desse modo, esses locais permitem que o usuário sorteie diversos nomes simultaneamente através das redes sociais.

Ademais, alguns desses locais de sorteio, são: sorteio; sorteador e sorteou.

O que fazer quando terminar de fazer sorteio no Instagram?

O momento após fazer sorteio no Instagram é tão importante quanto o pré-sorteio.

Desse modo, é necessário analisar os resultados e entregar o prêmio.

Por isso, quando você fazer sorteio no Instagram, é necessário:

Entrar ao vivo para fazer sorteio no Instagram

É importante que você faça uma transmissão ao vivo ou grave todos os passos do resultado do sorteio.

Desse modo, fazer isso passa mais confiança para os participantes.

Divulgar o ganhador

Quando tiver um resultado é preciso divulgar o ganhador em seus stories e resposta dele. 

Além disso, é essencial que o realizador do sorteio divulgue o feedback do ganhador quando o prêmio dele for entregue.

Nesse sentido, isso trará credibilidade e confiança para os seus futuros sorteios.

Analise os resultados do sorteio 

Ao fazer sorteio no Instagram, é muito importante analisar os resultados.

Nesse sentido, é necessário visualizar quantos seguidores você ganhou, quantos seguidores já deixaram de seguir.

Além disso, analise se os novos seguidores estão gostando do seu conteúdo, se mandaram algum feedback.

Desenvolva conteúdo 

O sorteio costuma durar duas ou três semanas, dependendo do sorteio pode durar até um mês.

Nessa perspectiva, durante esse tempo você precisa desenvolver um conteúdo de qualidade para que os novos seguidores permaneçam.

Desse modo, se você fala sobre jogos, intensifique as postagens, as dicas, as caixinhas de perguntas.

Mas, o mais importante é acompanhar o que está trazendo mais retorno.

Por exemplo, se você fez uma live e um bom número de pessoas entraram, incluindo novos seguidores, faça outras lives.

Contudo, se você percebeu que algumas postagens mais extensas não trouxeram engajamento, tente aquelas menores, com imagens mais atrativas.

Sendo assim, o importante é estar de olho nos resultados e em quais estratégias aumentam sua visibilidade.

Apague a publicação do sorteio

É muito comum que após fazer sorteio no Instagram, os usuários deixem de seguir os patrocinadores.

Por isso, quando acabar o sorteio apague ou arquive a publicação, assim você evitará perder seguidores.

Conclusão

Fazer sorteio no Instagram é uma das principais estratégias para ganhar novos seguidores.

Mas, para fazer sorteio no Instagram é preciso planejamento, para que o sorteio apresente qualidade.

Desse modo, não adianta anunciar qualquer produto, escolher qualquer foto e não divulgar.

Nesse sentido, é necessário que o sorteador monte estratégias para engajar seu sorteio, principalmente se estiver ganhando dinheiro com isso.

Além disso, para quem realiza um sorteio para si próprio visando ganhar novos seguidores, precisa engajar esse público para permanecerem.

Para isso, é necessário criar conteúdo de qualidade.