Como funciona a Nuvem?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você já deve ter ouvido falar de Nuvem, ou de Cloud computing, mas isso sempre parece um conceito abstrato. Afinal, o que significa armazenar algo na Nuvem?

Venha descobrir!

Como funciona a Nuvem?

Quando você usa o armazenamento na Nuvem, ou quando uma empresa usa serviços de Cloud, os documentos e arquivos salvos não vão para um espaço abstrato que só existe online: eles vão para outros computadores.

Esses computadores são como qualquer outro, com a única diferença de que são programados para serem usados apenas para Cloud computing. Ou seja, seria o mesmo que salvar o arquivo no seu computador ou gravá-lo em um HD – só que esse HD está há quilômetros de distância, até mesmo em outro país.

Mas quais são as vantagens, nesse caso? Contar com a segurança do armazenamento na Nuvem – afinal, esses computadores são bem protegidos –; economizar, porque sai bem mais em conta contratar serviços de Cloud do que comprar HDs externos; e poder acessar seus arquivos de qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

A Nuvem passo-a-passo

Precisa de mais explicações sobre o Cloud computing? Veja abaixo um passo-a-passo detalhado para entender esse tipo de armazenamento:

  1. O conteúdo da Nuvem é armazenado em um HD que faz parte de um conjunto conectado em rede – um servidor. Os prédios que abrigam esses servidores, chamados de data center, existem pelo mundo inteiro.
  2. Esses servidores se comunicam com os clientes – o seu computador, por exemplo – utilizando portas numeradas, uma para cada serviço: internet, e-mail, etc. Quando você se conecta a um serviço, seu computador acessa essa porta, usando um protocolo para lidar com o servidor.
  3. Você precisa de senha e login para acessar esse servidor, mas essa não é a única segurança que guarda seus arquivos: os servidores criptografam a comunicação com os clientes e particionam todas as informações que recebem, para confundir um possível ataque hacker.
Como funciona a Nuvem?
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta