Como funciona uma impressora digital?

Por Rodrigo Macedo

A impressão digital é um método rápido que está ganhando destaque entre as empresas que buscam por serviços de gráfica rápida. Essa técnica é uma atualização do offset, um tipo de impressão que utilizava métodos manuais.

Do computador para a impressora, a impressão digital proporciona mais agilidade para os fornecedores pela facilidade de enviar e solicitar um projeto gráfico. Dessa forma, se ganha em produtividade dos funcionários e há menos processos. Por exemplo, não é preciso preparar a tinta antes de iniciar uma impressão.

Além disso, permite que projetos gráficos pequenos também sejam executados sem que o cliente pague a mais para isso.

Outro benefício que atinge diretamente a gráfica rápida é a sustentabilidade. Por trabalhar com jatos de tinta, a impressora digital os posiciona exatamente onde o design pede, evitando desperdícios de tinta e muitas horas direcionadas para a limpeza dos excessos.

O que é impressão digital?

Consiste no processo de impressão que depende de um controle gerado por computador, ou seja, a impressora lê os dados gráficos previamente gerados por um programa de edição.

Desta forma, ela transfere esses dados digitais do computador para o material a ser impresso.

Como funciona a impressão digital?

Pessoa usando um notebook. Créditos: pexels.com
Pessoa usando um notebook. Créditos: pexels.com

Existem milhares de possibilidades e vários campos de atividade no mercado de impressão. Se você está pensando em começar um negócio e lidar com a impressão digital, certamente a impressão digital é vantajosa.

Diferente da impressão manual que pedia horas de ajuste de cor, a digital se mantém mais fiel ao que foi projetado no computador. Com isso, o cliente e a gráfica rápida perdem menos tempo durante as etapas de prova, podendo iniciar os trabalhos o quanto antes.

Sabe os detalhes que fazem a diferença num cartão de visita?

Aqueles detalhes com brilho ou acabamento mais refinado? Pois é, a impressão digital também possibilita que o designer explore técnicas mais inovadoras e diferenciadas de acabamento, de forma que a peça gráfica se torne mais atraente e criativa.

Não são só os publicitários que pode usufruir da impressão digital. Essa técnica também pode ser utilizada para a confecção de estampas para tecidos e peças promocionais, como os brindes, banners, folders. Independentemente da gramatura da superfície impressa, o resultado será altamente preciso, principalmente dos textos e fotos.

Viu só como a impressão digital pode fazer a diferença no seu projeto gráfico? Agora é só soltar a imaginação e orçar seus próximos trabalhos com uma gráfica rápida de confiança.

Principais benefícios da impressora digital

A qualidade de impressão é a força da impressão digital, mas outros atributos chamam a atenção, sua versatilidade.

Ela é versátil, permite imprimir em muitos tipos de materiais e superfícies e tem um baixo custo e alta velocidade de produção – sendo assim mais eficiente do que outros métodos de impressão!