Como gerar tráfego para sua loja virtual

Por Rodrigo Macedo

Se você não sabe como gerar mais tráfego para o seu e-commerce, preste atenção neste artigo, pois ele é dedicado a este problema.

Hoje em dia, somos bombardeados por mensagens publicitárias que nos seguem nas revistas, jornais, televisão e, nos últimos anos, nas telas de computadores e smartphones.

Segundo a IPSOS, terceira maior empresa de pesquisa e inteligência de mercado do mundo, recebemos diariamente, mais de 60 mensagens publicitárias.

Esse número pode nos assustar pela quantidade, mas perde quando assunto é qualidade, já que menos de 22% das mensagens são lembradas por nós. Para que o seu negócio esteja nesses 22%, preste atenção nas nossas dicas de como gerar mais tráfego para o seu e-commerce.

Veja também: Ferramenta de Automação de Marketing que recomendo.

Planejamento inicial

Fonte: pixabay.com

Para ter um e-commerce de sucesso, você precisa se organizar e definir metas para que o seu trabalho possa engrenar. Você precisa responder umas perguntas a você mesmo, como:

  • Qual é o produto/serviço que querer vender/divulgar?
  • Com quem quero falar, isto é, quem será o consumidor do meu produto/serviço?
  • Quais canais de comunicação são os mais adequados para atingir meu público-alvo?
  • Tenho um preço condizente com o mercado?

Agora, para que fique mais fácil, as perguntas acima serão divididas em tópicos. Com isso, ficará mais fácil e simples de entender como gerar mais tráfego para o seu e-commerce.

O que será vendido?

Você já deve lido ou escutado que um bom vendedor tem que entender muito bom do que ele está vendendo, certo? Por isso, antes de quaisquer coisas, vire um especialista no seu produto e/ou serviço.

Com o conhecimento profundo do que será vendido, você consegue ter propriedade no que é dito, ou seja, consegue ter a relevância que fará seu público te escolher no lugar do seu concorrente.

Pra falar, alguém precisa ouvir

Agora que você sabe tudo sobre a sua mercadoria, está na hora de se dedicar à linguagem do seu público.

Por isso, analise bem qual é o vocabulário do seu consumidor e, principalmente, preste atenção em “peculiaridades”, isto é, as famosas gírias. Com elas, você cria maior empatia com o seu cliente.

Onde divulgar?

Ao mesmo tempo em que ficou mais difícil competir com tantas mensagens, houve um aumento de ferramentas de buscas na internet.

Para que você tenha uma comunicação mais assertiva, as principais ferramentas serão divididas e explicadas, tornando mais fácil o seu caminho para saber como gerar mais tráfego para o seu e-commerce.

Google Ads

Essa ferramenta faz com que o cliente chegue até você e, ao mesmo tempo, você chegue ao cliente.

Isso acontece devido ao sistema de busca otimizado do Google que, diga-se de passagem, é a maior fonte de renda da gigante da tecnologia.

Funciona da seguinte forma:

  • Você tem um e-commerce que vende iPhone;
  • O Google te oferece o serviço em que, pagando determinado valor, a sua empresa aparecerá no “topo” da página
  • A pessoa vai ao buscador do Google e digita “iPhone”;
  • Google filtra a busca e indica a sua loja que vende iPhone, já que você pagou pela “preferência” perante às outras empresas.

Facebook Ads

Na revista, o seu consumidor precisa compra-la e ter tempo para ver seu anúncio. No jornal, a mesma coisa. E na televisão, quem é que gosta de comercial?

A questão é as chamadas “mídias tradicionais” já não as únicas quando o assunto é publicidade.

Afinal, vemos ou lemos notícias com o nosso smartphone do lado, dividindo a atenção.
Sabendo disso, o Facebook criou uma ferramenta que uniu o útil ao agradável: Se as pessoas querem comprar algo, mas não desgrudam do celular, que tal anunciar no próprio celular?

Com métricas que analisam o desempenho e custos, relativamente, baixos, o Facebook Ads consegue chegar ao seu cliente de uma forma leve, fazendo com que ele, muitas vezes, nem perceba que está diante de um anúncio. Caso tenha interesse, eu fiz um artigo explicando como divulgar no Facebook

Instagram

Por falar em Facebook, há outras redes sociais que podem ser suas aliadas na guerra contra às milhares de outras mensagens publicitárias. A mais conhecida, com exceção do já dito Facebook, é o Instagram.
Essa rede social deixou de ser apenas um lugar para colocar fotos, ganhar seguidoras e receber curtidas: já virou negócio.

Com ciência de material com conteúdo (na legenda) e uma foto que favoreça o seu produto/serviço, você aparece no feed do seu consumidor, chama atenção dele e, se der a sorte de estar na hora certa, o interesse pode ser despertado.

YouTube

É claro que o YouTube não poderia ficar de fora.

A questão de ter ficado por último é que, mesmo que possua mecanismos de busca do Google, essa plataforma pode ser a mais difícil para divulgar seu e-commerce.

Mas, se bem feita, pode se tornar a mais fácil: tudo dependerá de como você irá trabalhar a divulgação.
Apelas para um influenciador pode sair caro. Por isso, gere material de conteúdo para que as pessoas não busquem por fulano, e sim pelo o que você está vendendo.