Como implementar SSL em seu site de graça (HTTPS)

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Segurança é uma parte essencial para quem trabalha na Internet. Muitas pessoas podem se sentir familiares com o termo SSL ou HTTPS e não saber necessariamente o que o protocolo SSL realmente faz e porque você deveria implementa-lo.

Além disso, como vamos ver no decorrer deste artigo, utilizar SSL pode também melhorar suas posições em mecanismos de busca. Se você está buscando

O que é SSL (HTTPS)?

SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo global de troca de dados cujo objetivo é manter segurança entre seu usuário e seu site. O que acontece de fato: ao acessar uma página na Internet, as informações entre você e o servidor são criptografadas.

Você provavelmente já percebeu que sites grandes como o UOL, PayPal e Globo tem um cadeado dourado ao lado do endereço?

Um servidor web protegido pelo protocolo começa em seu endereço com HTTPS://.

Além de ser um protocolo mais seguro que o HTTP, você tem outros ganhos importantes.

  • Ganho de desempenho: o protocolo SSL tende a aumentar a velocidade do carregamento da página.
  • Mais segurança e confiabilidade: você tem um ganho enorme em segurança por conta da criptografia que ocorre entre o seu usuário e o servidor de aplicação. Além disso, é exibido para o seu visitante que seu site é seguro.
  • Melhora no posicionamento em sistemas de busca: É comprovado que o SSL ajuda a melhorar o rankeamento em sistemas de busca

Visão do Google sobre o uso do HTTP

O Google vem alertando para o uso de HTTPS desde o início de 2017.

Ao que parece, e segundo o post no blog de segurança do Google, a partir de outubro, o Chrome irá mostrar um aviso aos sites que usam o HTTP. A mensagem “Não seguro” ficará visível ao lado do endereço, indicando ao usuário que o site não é confiável.  Imagine o impacto disso para seu negócio.

Let’s Encrypt

Let’s Encrypt é um projeto colaborativo da Linux Foundation. Ele implementa um protocolo chamado ACME cuja finalidade é tornar mais simples a obtenção e configuração de certificados SSL. É um ótimo jeito de diminuir os custos, e funciona muito bem.

A boa notícia é que a maioria dos serviços de hospedagem possuem essa opção gratuitamente.

Existe este artigo que explica tecnicamente como fazer a instalação. No entanto, eu vou explicar a visão a partir de um serviço de hospedagem, que possua esta opção. No caso, estou usando o serviço de hospedagem da VireiSite. Existem outros serviços de hospedagem que também dão este certificado gratuitamente, com a Kinghost e Superdomínios.

Acesse a opção Let’s Encrypt na aba de Segurança.

Após clicar, basta selecionar o domínio e pronto. Seu SSL estará funcionando.

Caso não apareça esta opção, procure no seu CPanel ou entre em contato com seu serviço de hospedagem.

Cloud Flare

O Cloud Flare é um serviço de CDN que, na prática, cria uma cópia em cache do seu site e distribui entre centenas de servidores ao redor do mundo. Isso diminui drasticamente o uso do seu servidor e também aumenta a velocidade de carregamento das suas páginas.

Ao instalar este serviço, você também tem a opção de SSL gratuita. Se você quer aprender a configura o Cloud Flare, clique aqui.

Na maioria dos casos uma conta gratuita é suficiente mas caso tenha um site que precisa de mais recursos existe a opção de contratar planos pagos, com preços que cabem bolso.

 

Como implementar SSL em seu site de graça (HTTPS)
5 (100%) 7 votes
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta