Como impulsionar as vendas seguros de carro

Por Rodrigo Macedo

Atualmente o país passou por uma grande crise econômica causada pela pandemia do Covid19, em seguida veio a guerra da Ucrânia que também acabou afetando o Brasil. Com isso, muitas empresas e concessionárias viram suas vendas cair. 

Em consequência disso, as empresas de seguros de veículos também tiveram prejuízos. 

Contudo, mesmo com o marketing online, as empresas de seguros não conseguiram alavancar suas vendas. 

Portanto, uma dica útil é equilibrar as estratégias realizadas na internet e as ações locais, já que estamos falando em grande parte dos negócios com sede física. O artigo de hoje vai mostrar dicas importantes de marketing nos dois ambientes, com o intuito de atrair o público alvo e aumentar as vendas.

O que é proteção veicular 

A proteção veícular é uma associação entre vários proprietários de automóveis. Esse serviço funciona como um fundo de reserva que usa como base o pagamento mensal. 

Ou seja, ao assinar o contrato de proteção veicular, o proprietário do automóvel ou moto a ser segurado se torna um sócio da associação e começa a fazer parte da vaquinha ou rateio para pagar o conserto dos automóveis envolvidos. 

É através dessa mensalidade paga por cada um dos membros da associação que é criado o fundo de reserva comum para ser usado em caso de acidente, roubo, furto ou incêndio.

Nesses tipos de associações, é comum que os valores sejam pagos mensalmente através do cartão de crédito.

Qual a diferença entre proteção veicular e o seguro auto?

Algumas pessoas confundem a proteção veicular, com o seguro auto. Porém existem as diferenças. 

A proteção veicular é um tipo de seguro que é bem mais econômico do que o seguro, portanto, a diferença básica está na forma de contratação e de fornecimento. 

O seguro auto é oferecido por empresas reguladoras, já a proteção veicular acontece através de cooperativas sem fins lucrativos. 

Isto é, as pessoas se juntam e dividem as despesas de proteção dos seus automóveis. Contudo, ainda existem outras diferenças, entre o seguro auto e a proteção veicular que são as garantias, direitos e deveres. 

Antes de fechar negócio, é preciso compará-las.

Veja três dicas de marketing online para negócios de proteção veicular:

Invista em marketing por geolocalização

Primeiro, é importante fazer investimento em marketing por geolocalização, que trata-se de uma estratégia que usa o endereço de uma pessoa, seja IP ou GPS ativado em seu celular, para que seja enviado anúncios sobre o seu negócio.

Antes de enviar os anúncios, é necessário reunir todas as informações em uma verdadeira estratégia de big data, para que as informações sejam entregues aos verdadeiros potenciais clientes.

No entanto, esses anúncios criados por geolocalização podem aparecer em várias plataformas diferentes, em sites e aplicativos, conforme o comportamento e os que o público alvo esteja.

Por exemplo, as pessoas que estiveram em uma concessionária de automóveis, pode ser uma ótima oportunidade de divulgar a proteção veicular. Essa informação só pode ser obtida por geolocalização.

Mantenha um perfil no Google Meu Negócio

Uma das dicas de marketing importante para a proteção veicular é criar um perfil gratuito no Google Meu Negócio.

Essa ferramenta é oferecida pelo Google para que as empresas físicas sejam facilmente encontradas nas buscas da rede de pesquisa. Exemplo, ao usar a palavras – chaves do tipo “ onde realizar a proteção veicular em campinas?”, a pessoa  terá facilmente acesso qao perfil da sua página no Google Meu Negócio.

É possível inserir nesse perfil as seguintes informações:

  • As fotos de sua empresa;
  • O endereço do Google Maps;
  • Seu telefone de contato;
  • Seu site;
  • fazer divulgação das promoções e novidades;
  • Acessar as avaliações dos clientes;
  • E responder às dúvidas das pessoas.

Crie conteúdo informativo nas redes sociais

O conteúdo informativo  é uma excelente estratégia para atrair clientes para vender proteção veicular e anunciar bem seus conteúdos nas plataformas digitais. Vejas alguns tipos de assuntos sobre isso:

  • As diferenças entre as apólices;
  • Sobre as garantias;
  • Sobre os direitos e deveres;
  • As dicas e cuidados com os automóveis;
  • Cobertura dos planos, entre outros.

Discrimine essas informações em conteúdos pequenos e vá publicando todos os dias. 

Essa pode ser uma ótima forma de estreitar os relacionamentos com seus clientes e seguidores, realizando cada vez mais vendas.

Veja algumas dicas de marketing off-line para negócios de proteção veicular

São muitas as possibilidades de marketing off line que podem alavancar as vendas de seguros auto e proteção veicular.

Invista em banners

Os banners de diferentes formas são estratégias comuns de marketing off line. Portanto, eles podem oferecer excelentes resultados na venda de proteção de seguro auto e proteção veicular. 

Até porque, eles possuem um grande poder de personalização no Layout, seja de um banner roll up ou de um wind banner. Isso acaba causando um impacto nas pessooas que passam pela rua.

Desenvolva ações promocionais na loja física

Uma ótima opção para vender apólices de proteção veicular e seguro auto, são as promoções, elas atraem e fidelizam os clientes. veja um exemplo:

Faça a distribuição de brindes úteis para seus clientes com a marca do seu empreendimento, exemplo, uma caneca, ou um chaveiro para seu veículo, nela deve estar impresso o contato da sua loja.

Outra dica, é promover workshops de segurança para veículos e motocicletas com especialistas na área, assim, você vai atrair mais pessoas que podem se interessar pelo negócio e acabar fechando um contrato. 

Também é importante que você participe de feiras e eventos do setor, realize sorteios e outras ações para que seus clientes possam conhecer melhor seus serviços e produtos.

Tenha infláveis promocionais para as ações locais

As infalíveis promocionais são ótimas para o seu negócio. Isso porque elas causam um impacto visual enorme nas pessoas, já que podem assumir diferentes formatos e tamanhos. 

Um ótimo exemplo, é se fosse colocado na fachada do seu estacionamento, um gigante veículo inflável e uma tenda inflável totalmente personalizada com sua marca visual. Isso irá causar um grande impacto.

Saiba ouvir os consumidores

As promoções ou um novo modelo de veículo pode levar o corretor a oferecer o cliente algo que nem sempre era sua expectativa para que não aconteça esse tipo de desperdício de ações, é necessário que o corretor ouça com atenção tudo o que o consumidor deseja e precisa. 

É muito importante manter um cliente satisfeito.