Como ler mais rápido

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

As estatísticas relacionadas à educação no Brasil condizem com a realidade de país subdesenvolvido. Acredita-se que isso esteja relacionado ao baixo incentivo à leitura que existe no país.

Porém para quem gosta de ler sabe o drama que é ter uma lista imensa de leitura atrasada, infelizmente, o tempo biológico humano não permite que o mesmo consiga ler todos os livros existentes no mundo, até porque, livros novos são lançados a cada dia também.

E pra quem não gosta de ler, vale a pena se aventurar neste universo magnífico. Apesar de os principais passatempos atuais serem as redes sociais e programas humorísticos, o incentivo a leitura deve ser reforçado sempre.

No entanto, existem 10 dicas que podem te ajudar a diminuir sua lista e ler mais rápido. Veja a seguir, dicas de como ler mais rápido.

Evite distrações

Quando começar a ler evite distrações, como celulares, por exemplo. Se você for ler algo no celular, coloque-o no modo avião. Ficar interrompendo a leitura, a torna mais demorada e menos atraente.

Isso também prejudica na absorção do conteúdo.

Leia um livro por vez

Quando se lê mais que um livro simultaneamente, perde-se muito tempo tentando lembrar-se de onde parou, sendo normal retornar uma ou duas paginas até relembrar o desenrolar do tema.

Desta forma, ler apenas um livro por vez, evita que estes lapsos ocorram e acelera a leitura.

Crie uma rotina de leitura

Veja quais os melhores momentos para que você consiga ler em paz, por exemplo, muitas pessoas preferem ler antes de deitar.

Quando souber qual é o melhor momento para você, crie um hábito e leia todos os dias, pelo menos um capítulo.

Pode parecer difícil nos primeiros dias, mas depois que se tornar um hábito, você não conseguirá mais para e suas leituras irão render mais.

Não fique relendo (se não houver necessidade)

Ficar voltando paginas para lembrar o que aconteceu prejudica sua leitura, o ideal é prosseguir e descobrir o que aconteceu no decorrer da leitura.

Fique tranquilo, isso não prejudicará sua leitura e vai fazer com que sua concentração aumente.

Pesquise antes de iniciar a leitura

Fonte: pixabay.com

A regra é que quanto menos você se surpreender, menos tempo vai gastar com a leitura.

Desta forma, antes de iniciar uma leitura pesquise sobre o tema, se contextualize sobre o assunto e se preferir leia critica sobre o livro que quer ler, isso ainda ajuda a você ter certeza de que quer mesmo ler aquele livro.

Pessoalmente, eu pesquiso bastante antes de iniciar uma leitura.

Existe um aplicativo que dispõe de milhões de resumos de livros em áudio. Caso tenha interesse, eu recomendo o aplicativo 12 Minutos.

Evite fazer sons

Existem pessoas que emitem sons ao ler e também existem aquelas que leem fazendo barulhos, isso faz com a concentração diminua e também deve ser lembrado que a fala é mais lenta que a visão.

Desta forma, é importante fazer a leitura sem subvocalizar as palavras, isso fará com que sua leitura se torne mais rápida com certeza.

Pratique a leitura dinâmica

Uma das principais regras da leitura dinâmica é ler um grupo de palavras, ao invés de uma só por vez. A partir do momento em que você aprende a ler grupos de palavras, sua velocidade de leitura será amplificada.

Faça o exercício da leitura seletiva

Há quem ache este conselho um pouco exagerado, mas funciona com toda certeza.

O exercício da leitura seletiva consiste em pular partes do livro que não te agrade, por exemplo, um diálogo longo ou uma descrição muito prolixa de um local.

Tenha uma vida mais saudável

Por mais estranho que parece manter um estilo de vida saudável pode te ajudar a ler mais rápido, isso porque você terá mais energia se manter uma dieta equilibrada e se você tiver boa forma física seu cérebro terá mais oxigênio e melhor desempenho.

Entenda como funciona seu cérebro e seu corpo

Este tópico este diretamente relacionado com o anterior, mas a dica aqui é que você entenda como o seu corpo funciona, pois cada corpo funciona de um jeito, e se você entender como isso ocorre e ao que seu corpo responde melhor, te ajudará não só a ler mais rápido como também a ter uma vida mais produtiva.

E vale lembrar que com o passar do tempo a leitura vai se otimizando, pois você aumentará seu vocabulário (e entenderá melhor e mais rápido), aumentará sua atenção (pois ler se tornará um hábito e você se acostumará com tal), sua velocidade de processamento também será atenuada com a pratica constante da leitura (você notará diferenças até nas atividades cotidianas) e você terá eliminado vícios.

Portanto, a leitura só te trará benefícios!

Conclusão

Por fim, espera-se que com o uso das técnicas supracitas suas leituras sejam mais rápidas e produtivas, existem na internet diversos materiais sobre leitura dinâmica, que é uma pratica pouco difundida no Brasil, mas que funciona muito bem com os adeptos ao tema, estes materiais valem a pena serem conferidos se você se interessou pelo assunto e existem também cursos que ensinam a pratica, inclusive na modalidade de educação a distancia (EAD).

Caso tenha interesse em expandir este conhecimento e aumentar a retenção de conhecimento, existe um curso baseado em neurolinguística que pode te ajudar a aumentar a retenção e a velocidade da letura. Caso tenha interesse, eu indico o curso Leitura Eficaz.

Referências consultadas:
[1] http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/danilo-venticinque/noticia/2013/11/sete-dicas-infaliveis-para-bler-mais-rapidob.html
[3] http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160116_superleitores_hs_cc

Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta