Como minimizar as devoluções de roupas em sua loja

Por Rodrigo Macedo

É um problema para os comerciantes de todo o mundo, especialmente no setor de moda. As razões são múltiplas, mas uma coisa é certa: se você está no comando de uma loja que vende roupas, você pode ter que lidar com devoluções.

Para transformar os retornos em uma vantagem competitiva, os especialistas recomendam considerar aspectos como medir os retornos de perto, determinar quanto valem, alcançar uma visão unificada do estoque, entre outras recomendações.

Os retornos são um mal necessário, mas o importante é como as empresas lidam com isso para transformá-los a seu favor.

Como reduzir as taxas de devoluções de roupas na loja

Mulher fazendo compra.
Mulher fazendo compra. Créditos: pexels.com

Nem sempre o cliente acerta na hora da compra, ainda mais se foi feita pelo site da loja, mas as devoluções não precisam ser um problema, já que ao trocar o consumidor pode ser sentir atraído por outras peças.

Por isso a sua loja deve apostar em atrair os clientes, organize de forma criativa o seu balcão caixa e as araras para roupas para converter em mais vendas.

As lojas que possuem site, precisam estar atentos:

Descrições de produtos 

Em primeiro lugar, evite usar as descrições dos produtos do fabricante. Você deve descrever o produto bem o suficiente para que seus clientes possam praticamente senti-lo através da tela. Esclarece a forma, tamanho, material, etc. Se você usa um modelo apresentando seus produtos, não se esqueça de compartilhar seu peso, altura e outras dimensões para que os clientes possam entender como vai se sentir com a roupa.

Melhore as fotos do produto

A apresentação visual do seu produto diz muito, mas é aconselhável não confundir os clientes. Certifique-se de que as fotos não sejam editadas ou mostrem o produto com pouca precisão. 

Permitir comentários 

As avaliações dos clientes são extremamente valiosas para quem compra online. Eles oferecem uma opinião honesta, os produtos e outros clientes podem responder às perguntas que você não respondeu. 

Analise os retornos e aja de acordo

Os comerciantes devem desenvolver um procedimento para produtos devolvidos. Se um produto estiver sendo devolvido com muita frequência, talvez seja um bom momento para refazer a descrição do produto ou as fotos para representá-lo com precisão.

Evite devoluções futuras de qualquer produto, reservando um tempo para descobrir por que os clientes não gostaram ou por que estavam errados ao pedir o tamanho, cor ou material.

Por fim, mesmo depois desses cuidados se o cliente ainda optar pela troca e preferir ir até a loja o ideal é que o ambiente o leve a querer obter outras peças. Portanto, invista em uma boa apresentação, coloque as peças modernas e que são tendência em seu balcão caixa e nas araras para roupas.

A loja física deve levar o cliente a se interessar pelas roupas, os manequins devem ter peças bem definidas, com roupas da estação, por isso aposte na composição das peças em sua loja e use as devoluções como uma forma de conversão de vendas