Como pagar as horas extras?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O cálculo de horas extras é um assunto ainda confuso para muitos colaboradores, mas também para empregadores. O que diz a lei? Como você pode remunerar seus funcionários de forma justa e eficiente?

Venha conferir!

O que são horas extras?

Também chamadas de horas suplementares, ou horas extraordinárias, as horas extras são horas excedentes aquelas determinadas pela jornada de trabalho – 8h diárias ou 44h semanais; ou, no caso de trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, de 6h por turno.

Qualquer hora que ultrapasse a jornada de trabalho, seja começando antes do estipulado ou terminando após o estipulado, pode ser considerada como hora extra. Para calculá-la, sua empresa vai precisar de um sistema de controle de acesso eficiente e de uma boa gestão de recursos humanos.

Como calcular a hora extra?

Para fazer o cálculo de horas extras de maneira precisa, sua empresa pode utilizar um software de controle de acesso. O cálculo não é tão complicado, mas pode ficar se formos considerar o grande número de colaboradores envolvidos. Por isso, um bom sistema de controle de acesso pode ajuda-lo muito.

Primeiro, é preciso considerar a jornada mensal. Para fazer isso, divida a jornada semanal pelo número de dias trabalhados na semana e, então, multiplique pelos 30 dias do mês. Uma jornada de 44 horas semanais, em que se trabalha 6 dias da semana, se calcularia 220 horas por mês.

Depois, calcule o valor da hora trabalhada, dividindo o valor do salário mensal pelos números de horas trabalhadas no mês. Considerando as 220 horas trabalhadas, por exemplo, se o colaborador recebe R$ 500 por mês, sua hora trabalhada custa R$ 2,27. Portanto, esse é o valor usado como base para calcular a hora extra.

Além disso, existe um adicional de 50% do valor do salário-hora, caso a hora exta seja cumprida de segunda à sábado, e de 100%, caso seja aos domingos ou feriados.

O mais importante, para fazer esse cálculo da forma correta, é ter um bom sistema de controle, como o software de controle de acesso, que facilite o trabalho do setor de recursos humanos.

Como pagar as horas extras?
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta