Como patentear uma marca

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Existem algumas particularidades ao registrar marca e patentes, e que geram muitas dúvidas. Neste artigo vamos explicar passo-a-passo como patentear sua marca. Confira!

Qual a diferença entre marcas e patentes?

A patente é a licença conferida ao autor da invenção. Você pode patentear uma metodologia, uma melhoria na funcionalidade de um produto ou um diferencial no processo de fabricação.

No registro da marca, você pode assumir a autoria do: símbolo, nome da marca ou imagem que for desenvolvida. Isso garante que nenhuma outra empresa, possa utilizá-la sem a sua permissão.

Como “patentear” minha marca?

Embora esta seja uma pergunta comum, só é possível patentear um método ou uma invenção. Para utilizar uma marca, é necessário registrá-la junto ao órgão competente.

Como registrar uma marca?

Primeiro é necessário que você reúna alguns documentos como: Certificado de MEI, Estatuto Social, Contrato Social, Cópia de Requerimento de Empresário e Cópia do CNPJ.

Depois é necessário que você faço o cadastro no INPI e pague a Guia de Recolhimento da União(GRU). Preencha os formulários fornecidos pelo órgão, e anexe a imagem das marcas e patentes.

Anexe os documentos que comprovam a atividade da sua empresa e protocole o seu pedido. O sistema irá fornecer o código de acompanhamento ou data de prioridade, que comprova que seu pedido foi feito antes de outra pessoa. Você pode acompanhar o status do processo pelo site.

O processo de registro de marcas e patentes pode durar até 2 anos, e a falta de orientação profissional, pode fazer com que os requerimentos sejam rejeitados inúmeras vezes.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o processo de patentes, registro de marca, ou porque o seu pedido está sendo indeferido, procure por uma consultoria especializada em registro de marcas, para que eles possam orientá-lo(a). Isto garante mais comodidade no processo.

Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta