Como vender mais no Dia das Mães

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O Dia das Mães é uma data comemorativa celebrada pelos comerciantes, sendo ela a segunda maior em termos de vendas no varejo. Para garantir um espaço nesse acirrado mercado e aumentar suas vendas, algumas dicas podem ser bastante úteis.

É importante que as estratégias sejam escolhidas com antecedência, e que sua aplicação seja feita com rapidez e facilidade.

Pensando nisso, preparamos uma série de sugestões para garantir o sucesso de seu empreendimento e aumentar a venda no Dia das Mães.

Promoções

Utilizar as promoções como estratégia para vender mais é bastante comum.

Ao ver um produto com preço mais baixo, o consumidor pode sentir que conseguiu uma vantagem, ficando assim mais atraído a comprar.

Seja na loja física ou na internet, as promoções precisam ser expostas em locais de destaque para onde a atenção do comprador seja imediatamente desviada.
Outros tipos de vantagens também são bem-vindos, como descontos nos produtos que têm menos saída na loja.

Produtos mais procurados

De acordo com pesquisa realizada em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as roupas foram o presente mais procurado na data.
Em seguida foram apontados perfumes, calçados, cosméticos e flores ou chocolate, nessa ordem. Se a tendência do ano passado continuar, o comerciante já tem uma boa dica daquilo que os consumidores procuram.

No mesmo ano, houve ainda um aumento de 16% nas compras pela internet. Os produtos mais buscados foram smatphones, perfumes e águas e colônia, geladeira e vinhos. Então a dica é: conheça o perfil de seus consumidores.

Produtos relacionados

Uma dica de ouro é apostar nos produtos personalizados para mães, aqueles com estampas ou inscrições que remetam à temática.
Alguns exemplos são almofadas, caixas, copos, porta-retratos e nécessaires. Os diferenciais para chamar a atenção do cliente serão a criatividade e a variedade de opções.
Aumentado o número de peças
Se o consumidor entrou na loja para comprar uma roupa para a mãe, um desconto na segunda peça pode deixá-lo inclinado a levar mais presentes.
Para seduzir o cliente e engordar sua compra, é necessário pensar na disposição dos produtos. Colocar peças relacionadas em locais próximos ou formar kits é uma boa estratégia para aumentar o tamanho da compra.

Disposição dos produtos

Como citado no tópico anterior, a disposição dos produtos é um ponto essencial, e que também afeta na hora de escolher a loja. Ninguém querer entrar em um estabelecimento com uma vitrine feia e desorganizada. Tudo deve estar no lugar, de modo a deixar o ambiente mais agradável e convidativo.
Levando em conta que grande parte das decisões sobre compras são tomadas já dentro da loja, é indispensável ter um estoque organizado para receber o cliente. A logística é um ponto chave para aumentar as vendas.

Bom atendimento

Ninguém gosta de ser mal atendido ao comprar algo, especialmente quando está procurando um presente para alguém especial. Por isso, investir no treinamento dos funcionários gera um resultado excelente na melhora do atendimento.
Para começar, o cliente deve ser bem recepcionado para que se sinta confortável a conhecer os produtos. Já o vendedor deve saber bem o que está vendendo para que esteja apto a responder eventuais perguntas que venham a ser feitas.
Depois de recepcionar, é preciso saber o que a pessoa está buscando. Perguntas sobre o estilo, as preferências e os gostos da mãe vão auxiliar o funcionário a sugerir o melhor presente para cada um.
Ao perceber que o cliente está deixando a loja, quer ele tenha comprado algo ou não, é interessante conduzi-lo até a porta e convidá-lo a retornar. Com um pouco de simpatia ele se sentirá tentado a voltar.

Canais de atendimento e entrega

Além da loja física, a tecnologia permite ao comerciante oferecer diversos outros canais de atendimento. Com a correria do dia-a-dia, o atendimento por WhatsApp, e-mail e redes sociais se torna um diferencial.
Pensar em uma maneira de fazer com que o produto chegue até o cliente também garante à loja muitos pontos com o consumidor. Seja por meio dos Correios ou de entregadores particulares, receber o presente da mamãe sem sair de casa é o sonho de qualquer um.

Oferecer embalagens

Imagine que praticidade para o filhão se a loja já oferece a embalagem ideal para deixar o presente ainda mais especial?

Com pouco investimento é possível disponibilizar algumas opções de embalagem para tornar a venda completa para o cliente.

Por um precinho a mais o comerciante pode oferecer caixas, cestas, embrulhos, cartões e laços, tudo ao gosto do comprador. Também é possível personalizar as embalagens com o nome da loja e aproveitar para reforçar seu nome no mercado.

Propaganda é a alma do negócio

É como diz o velho ditado. Então a dica final é incluir no orçamento aquela verba para publicidade. Com os filhos à procura do melhor presente para o Dia das Mães, as redes sociais estarão cheias de espaço para anunciar seus produtos de destaque e fisgar novos clientes.

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Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

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