Como vender mais no Instagram

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Com a disseminação e grande uso das redes sociais pelos cidadãos, trabalhar com vendas por meio destes mecanismos se torna fundamental, tanto para o sucesso dos resultados esperados, quanto pela interação direta com o consumidor.

O Instagram ainda possui como vantagem ser dinâmica e visual, permitindo interação em tempo real com os usuários e alcance incalculável. O que você precisa para começar a vender pelo Instagram:

  1. Baixe o aplicativo (esta disponível para Android e IOS);
  2. Cadastre-se, é grátis (há a opção paga também).
  3. Vincule o Instagram a sua pagina no Facebook (se você tiver);
  4. Preencha o seu perfil: coloque uma breve descrição e informações de contato;
  5. Coloque uma foto de perfil: escolha uma boa foto para o perfil de sua loja, pode ser o logo da mesma, por exemplo.
  6. Deixe o Instagram como público, assim você terá maior alcance de pessoas;
    Comece a postar: use boas fotos e hashtags (#).

O que fazer depois?

Depois de criada a conta nesta rede social, é importante se atentar a alguns aspectos, tais como:

  • Você deve deixar claro que seu perfil é de vendas e sempre expor seus produtos, adicione sempre fotos que tenham correlação com suas vendas.
  • Deixe evidente a venda em suas fotos, quando for anunciar uma promoção ou um lançamento, tire foto do produto, lembre-se que as pessoas estão lá para ver fotos e vendo o produto se sentem instigadas a comprar (caso elas julguem necessário);
  • Como o Instagram não possui links clicáveis na legenda das fotos, lembre-se sempre de colocar que o link para compra esta disponível no perfil da loja;
  • Coloque fotos dos clientes com os produtos da loja, isso gera uma relação harmoniosa entre vocês;
  • Interaja com os seus seguidores, faça perguntas do que eles gostariam e etc.
  • Perceba o que agrada mais seus clientes, quais fotos têm mais curtidas e comentários, e veja o que pode se tornar um padrão nas publicações;
  • Use hashtags e faça uma para a loja, isso aumenta a repercussão e fortalece o nome da empresa;
  • Compartilhe as publicações em outras redes sociais e faça uma interação entre elas;
  • Dê dicas, inspire, informe e faça do perfil da sua loja acolhedor;
  • Use boas técnicas para fotos e valorize as mesmas, o Instagram é uma rede totalmente visual.

Anunciar na rede

O Instagram possui um mecanismo de anúncios chamado de Ads, o qual tem como função aumentar a interação e visualização da empresa por meio de anúncios. Os anúncios podem ser com fotos ou vídeos sobre os produtos da empresa que pretende divulgar.

Tais conteúdos se diferem dos demais pelo termo “patrocinado” contido no superior direito da tela do usuário.

A empresa que utiliza o Ads pode atrair novos clientes, promover um produto, promover um perfil, enviar pessoas para seu site, alcance de pessoas próximas, fazer ofertas, entre outros. E antes que você contrate o serviço é importante determinar o que você espera com ele.

Como anunciar no Facebook e Instagram e colher os melhores resultados

As redes sociais estão cada vez mais próximas, isso é fato. Isso se deve a aquisição do Instagram pelo Facebook, e está cada vez mais simples fazer anúncio nas duas redes por preços cada vez mais baratos.

Você pode utilizar as ferramentas de segmentação do Facebook para fazer seus próprios anúncios. Caso tenha interesse, eu sugiro a leitura da Fórmula do Facebook, que pode te ajudar a vender no Instagram e também no Facebook.

Gerar engajamento no Instagram

O engajamento é definido como o envolvimento do público com o conteúdo, tendo varias formas de medir esta interação, principalmente nas versões pagas do aplicativo, como a conta comercial.

O engajamento é muito importante porque ele vai mostrar o quanto seu objetivo esta sendo atendido, haja vista que você busca vender algo. As pessoas precisam entender sua mensagem, assim como precisam chegar até ela.

Neste contexto, um aspecto fundamental é o alcance. O alcance é o numero de pessoas que estão vendo suas publicações, mas não se engane que isso significa ter milhões de seguidores e sim que você precisa ter seu publico alvo.

Afinal você não vai conseguir vender carne a um vegano ou alimentos veganos para quem come carne, por exemplo:

Algumas dicas para otimizar seu alcance:
a) Liste empresas que tenham propósitos similares aos seus;
b) Siga as pessoas que mais comentam ou interagem nestes perfis;
c) Comente e curta algumas fotos que condizem com os princípios e objetivos da sua loja.

Existe um aplicativo que é capaz de aumentar o alcance das suas publicações através da criação de um público segmentado. Eu fiz um vídeo falando sobre a ferramenta, e como você pode testa-la gratuitamente. Caso tenha interesse, clique aqui.

O que vender no Instagram?

Ficou animado com a ideia de vender pelo Instagram? Veja algumas sugestões de serviços e produtos que podem vendidos nesta rede:

  • Roupas e acessórios: há grande procura por este serviço, mas não se esqueça de definir bem o objetivo para não se perder depois.
  • Brechó: tenha um brechó com itens usados, você pode começar comprando coisas que seus amigos não usam. Esta ideia é sustentável, vintage e esta super em alta nos tempos de crise.
  • Comida: tire boas fotos de seus pratos e amplie as suas vendas, mas lembre-se que esta venda é local, por conta da logística.
  • Serviços: você pode oferecer serviços de consultorias diversas, basta criar seu perfil e falar com propriedade sobre o assunto.
  • Produtos decorativos: artesanatos, quadros e etc. Tire boas fotos e pense em como irá enviar seus produtos.
  • Produtos de beleza: é revendedor de uma marca? Aproveite o Instagram e amplie suas vendas para outras regiões.

Percebam que as opções são inúmeras, use sua criatividade e aproveite o que as redes sociais podem oferecer. Crie ou amplie seu negócio.

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Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

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