Como Vender Pela Internet – Guia Completo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Como vender pela Internet é uma dúvida frequente para novos empreendedores. A Internet representa uma oportunidade inegável, principalmente para quem busca empreender ou ter seu próprio negócio online.

O E-commerce brasileiro alcançou o faturamento de R$ 43 bilhões de reais em 2015 e tem tido um aumento crescente em todos os anos até o atual momento.

Ao contrário que muitos podem pensar, para vender pela Internet, não é preciso grandes conhecimentos em informática, redes sociais. Desde que você seja determinado e auto-didata, eu escrevi neste artigo uma visão geral sobre como vender seus produtos e/ou serviços online, e mostrar os canais de venda que estão disponíveis pra você. Nos dias de hoje, existem diversas ferramentas que te ajudam a dar os primeiros passos para começar suas vendas.

Se você busca como vender pela Internet, eu separei este artigo que irá te ajudar a dar os primeiros passos no mundo digital.

Como se preparar para vender pela Internet

Antes de começar a vender pela Internet, é preciso saber quais são os passos e o que está por trás de um e-commerce ou se preferir, um canal de venda.

O primeiro passo é ter seu produto ou serviço já estabelecido, independente da sua natureza (física ou digital). Com seu produto/serviço estabelecido, é importante descreve-lo.

Dica:  Canais de relacionamento

É importante prestar atenção na forma como você se relaciona com seus possíveis clientes. Ter um canal de comunicação eficiente, responder dúvidas.

No meio digital, uma das objeções frequentes é se o serviço/produto será entregue. Quanto mais presente você estiver, melhor você irá contornar essa objeção.

Mas como vender pela Internet?

Vou destacar algumas formas para você começar a vender pela Internet.

Facebook

Muito além de uma simples rede social, o Facebook possui ferramentas que podem te ajudar a gerar engajamento e ter uma comunicação eficiente com seu prospecto. Inclusive, é possível criar uma página para seu negócio e já vem incluída chat.

Você pode criar uma página comercial, personaliza-la com sua marca, e criar suas postagens. Quanto mais interação você tiver com seu público, maior será o alcance de sua publicidade.

No Facebook, você também tem a opção de fazer anúncios e atrair exatamente quem você quer para conhecer seu negócio, inclusive selecionar apenas as pessoas com determinados interesses e sua localização.

O Facebook conta com um aplicativo chamado Gerenciador de Páginas, no qual você consegue interagir com seus seguidores e também responder suas dúvidas do Chat.

Venda através do seu próprio site

Hoje, o custo para criar um site é menor do que há alguns anos atrás.  Um serviço básico de hospedagem custa a partir de 12 reais mensais, e através dele, você pode criar uma loja virtual ou criar um canal de relacionamento com seus prováveis clientes.

Criar um site te ajuda também a criar autoridade e também a tornar mais forte a sua marca. E essa dica não é apenas para quem tem uma loja para vender produtos online, mas também para pessoas que são prestadores de serviços e querem trabalhar como freelancers.

Ter um portfólio, contendo suas atividades e seus serviços, pode te ajudar muito a aumentar sua carteira de clientes.

A VireiSite, plataforma de hospedagem e criação de sites, possui planos acessíveis e que podem tornar seu negócio visível e eficaz na Internet.  Além disso, contamos com um time que te orienta exatamente o que fazer para criar seu site ou loja virtual, sem conhecimento técnico necessário.

Instagram

Instagram é uma rede social interessante e tem potencial para ser um canal de vendas eficiente. Primeiro, por que é uma rede que prioriza fotos e vídeos, e tem um apelo forte a estética.  Produtos relacionados a beleza, comportamento, moda e saúde tende a ser um espaço interessante dentro da rede social.

Segundo estatísticas, a média de idades do Instagram é de 18 até os 45 anos. No entanto, não se limite apenas a idade. Obviamente, existe utilizadores de outras faixa etárias, inclusive adolescentes.

Você também tem a opção de fazer anúncios dentro da plataforma, através da plataforma do Facebook, uma vez que as plataformas estão cada vez mais integradas.

O instagram também conta com um aplicativo no smartphone. Isso te torna capaz de responder dúvida de seus clientes e interagir em qualquer lugar que tenha conexão com Internet.

NearJOB

É uma plataforma gratuita para você disponibilizar seus serviços e vende-los. Você pode adicionar uma lista de habilidades e criar seu perfil na plataforma.

O interessante da plataforma é que o serviço pode ser feito mediante a um sinal partindo do contrante.

Pagseguro

O PagSeguro é uma plataforma mantida pela UOL e te ajuda na intermediação de pagamentos. O comprador escolhe um meio de pagamento (cartão de crédito, boleto bancário, débito bancário) e o pagamento é processado pela PagSeguro e creditado diretamente em sua conta na plataforma.

Você é capaz de gerar um endereço específico, e caso a pessoa faça o pagamento, você receberá o dinheiro em sua conta do sistema, podendo transferir para sua conta concorrente.

Mercado Livre

O Mercado Livre pode ser um canal de vendas interessante, mesmo para quem já tem seu próprio canal de venda.

O diferencial da plataforma é que você já conta com um público aquecido e com intenção de compra. Ninguém entra no Mercado Livre pra se distrair, certo?

Uma das formas de se destacar no Mercado Livre, são as recomendações do vendedor e a quantidade de clientes satisfeitos. É interessante trabalhar nesses números para aumentar sua autoridade sobre seus concorrentes.

OLX

É um site de classificados e reúne diversas categorias, entre produtos usados e também produtos novos. O site cobra apenas por produtos adicionais, como veiculação de sua oferta em espaço privilegiado. Normalmente, é usado para para pessoas que tem interesse ou que se questionam em como vender pela Internet.

Que Barato!

Permite você vender produtos de forma gratuita. E você também pode trabalhar com anúncios dentro da plataforma. Você também pode trabalhar com serviços.

EBAY

O Ebay permite vender diversos produtos dentro da plataforma. Pode ser cobrado um adicional para fazer anúncios, e normalmente, cobra uma taxa de 10% sobre o total da venda.

Programa de Afiliados

Programa de afiliados é uma maneira rentável de iniciar suas vendas, principalmente se você não tem um produto ou serviço, mas é capaz de gerar venda. É basicamente, um serviço de publicidade no qual se paga por resultados.

Você pode tanto criar seu próprio produto/serviço e utilizar plataformas de afiliação para atrair vendedores (e você terá que comissiona-los) ou buscar produtos para vender em troca de receita.

Conclusão

Uma dúvida bastante comum é como vender pela Internet t e qual a estrutura necessária para gerar as primeiras vendas. Neste artigo, você viu que precisa de muito pouco para começar a vender online.

Talvez, você já você tenha um comércio local e você sabe que pode ter um audiência muito maior. Trazer as pessoas certas, ter uma presença online forte, pode te ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio.

Caso precise de qualquer tipo de ajuda, pode entrar em contato comigo clicando aqui.

Como Vender Pela Internet – Guia Completo
5 (100%) 5 votes
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

2 Comentários

  1. Eu queria aprender a trabalhar com mercado livre, mais acho muito dificil. Ouvi falar que tem muita concorrência entre vendedores.

  2. Rodrigo Macedo on

    Olá, Luan. Como vai?
    Sempre há concorrência onde há dinheiro, é preciso se acostumar com isso. Você precisa trabalhar mais que seus concorrentes. Acredito que este guia pode te ajudar nisso. Um abraço forte e sucesso

Deixe uma resposta