Conhecendo a Advocacia: Diferentes áreas do direito

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Direito é composto por diferentes atuações e cada uma delas visa defender tantos os interesses de pessoas físicas como o de pessoas jurídicas. Cada área atua com uma determinada função e todas com o objetivo de defender e evitar problemas judiciais. Portanto, conheça algumas delas a seguir!

Direito Empresarial

O advogado empresarial atua para realizar atividades jurídicas referente ao comércio. Esta área é responsável pode reivindicar os direitos de empresários, além de auxiliar da construção de sociedades, questões como abertura e fechamento de negócios, elaboração de contratos e estatutos sociais, processos de falência e recuperação de empresa.

Direito Tributário 

É o conjunto de regras, normas e princípios que regulam a relação legal-tributária entre a administração e o contribuinte.

O advogado tributário auxilia em atividades voltadas às normas e arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias.

Direito Penal

Inclui as normas que regulam os comportamentos puníveis dos habitantes, aqueles que são considerados criminosos, para os quais as normas legais têm uma punição. 

Direito Societário

O Direito Societário é a parte que estuda as reações de sociedade, como os tipos mais viáveis para o negócio, forma de contrato entre outras atividades relacionadas aos sócios.

O advogado societário cuida das transações que envolvem a participação dos sócios, é ela quem apresenta a melhor forma de acordo para que a sociedade possa ser aberta ou até mesmo realizar a dissolução da sociedade.

Cabe também ao profissional propor um acordo quando necessário e fazer mediação de discussões e apresentar melhores soluções para que a sociedade possa fluir bem.

Direito do Trabalho

Refere-se às relações entre empregadores e empregados, estabelecendo seus deveres e direitos recíprocos, além da proteção dos trabalhadores.

Direito Médico

Essa área é a responsável por defender tantos os direitos de pacientes como de médicos quando ocorre algum tipo de falha e negligência no atendimento ou procedimento hospitalar.


Conhecendo a Advocacia: Diferentes áreas do direito
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta