Como criar vídeos que engajam em redes sociais

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Todo mundo quer mas poucos sabem como criar vídeos que engajam em redes sociais.

E, ao saber como criar vídeos que engajam em redes sociais, além de uma “fama” no mundo virtual, há outras benesses. Dentre elas, a tal influência sobre os demais usuários.

Neste artigo, além de saber como criar vídeos que engajam em redes sociais, você terá dicas de atalhos a serem tomados para que os seus sucesso nas redes possa acontecer mais rápido e assertivamente.

Veja como criar vídeos que engajam

Créditos: freestocks.org

Fale com quem quer escutar

O mais importante (e óbvio, né?) é saber com quem você quer falar, em qual assunto você quer despontar, se tornar referência.

Por isso, antes de quaisquer atitudes, pare e faça uma consulta a você mesmo. Ou seja, é necessário dominar o assunto que você escolherá.

E é bom lembrar que apesar do interesse sobre o assunto, não basta para gerar um material de qualidade: é preciso estudar.

O estudo é fundamental, já que com o passar do tempo e resultados aparecendo, você atrairá uma maior audiência e, consequentemente, maior número de questionamentos sobre o assunto por você escolhido.

Saiba falar com quem quer escutar

Após chegar a um assunto, você precisa adotar uma linguagem que seja universal. Ou seja, um vocabulário que todos os seus seguidores possam entender.

Não adianta falar gírias se você pretende fazer vídeos sobre a Constituição, assim como não adianta um vocabulário culto se o assunto escolhido for dicas de videogame.

Sendo assim, com uma linguagem adequada, o seu conteúdo fica mais acessível e compreensível para o seu público escolhido.

Siga o seu seguidor

Esta dica pode parecer estranha, mas é uma verdade que deve se tornar uma lei para você: siga seu seguidor.

Lembra do que foi dito lá no começo, quando mencionada a questão das pessoas não se satisfazerem em consumir, e sim em produzir. Aliás, é com essa questão que você está aqui, lendo este artigo, não é mesmo?

Por isso, você precisa entender quem vai te seguir para que se tenha ideia do que será dito.
Se você tem um canal de dicas de videogame, não faz sentido lançar um vídeo falando de carros esportivos.
Concorda?

Dica Extra: Veja como eu faço para aumentar o número de seguidores no Instagram automaticamente.

Preste atenção nos fóruns

Os fóruns serão o seu maior aliado, pois funcionam como um termômetro.

Exemplo: Postou um vídeo sobre um código específico de um jogo e viu que teve uma grande repercussão, aproveite para usar esse assunto para outras pautas.

Continuando nos comentários, mostre que as pessoas estão sendo vistas e ouvidas: Sempre que puder, atenda as “angústias” dos seus seguidores, respondendo-os com comentários e/ou vídeos.

Defina o objetivo de cada canal

Bom, até aqui, você já sabe o assunto que irá falar, como vai falar e o porquê de escutar antes de falar.
Agora, é necessário saber como expor seu material na forma mais assertiva possível.

E este ponto é fundamental, pois pode determinar o sucesso ou fracasso do seu conteúdo, já que plataformas distintas exigem aplicações distintas.

Um vídeo postado no Instagram é diferente de um postado no Facebook, afinal, além do tempo máximo permitido no Instagram, a sua relevância pode ser medida no Facebook com mais eficiência.

Uma dica é usar uma em complemento da outra: Use o Instagram para “chamar” as pessoas para a sua Live do Facebook ou do vídeo recém postado em seu canal no YouTube.

Preste atenção ao seu desempenho e suas métricas

Além dos fóruns, seus aliados na guerra por conteúdo relevante, há inúmeras ferramentas disponíveis que podem te mostrar quais caminhos serão menos ardilosos.

Por isso, se você quer saber como criar vídeos que engajam em redes sociais e que tragam resultado satisfatório, dê uma “garimpada” na internet, já que, dentre tantas ferramentas, diversas são bem didáticas e gratuitas.

De exemplo, podem ser citados as duas mais conhecidas: Google Analytics e Facebook Ads e/ou Insights.

Conclusão

Na primeira dica, você leu que o mais importante em como criar vídeos que engajam em redes sociais era falar de algo que você ama e que estuda sobre.

Agora, a dica é a de que você torne isso a sua essência, isto é, que o seu canal tenha a sua “identidade virtual”.

Por isso, antes de quaisquer ações, lembre-se do que você é, no que você acredita e como quer passar isso para dezenas, centenas, milhares de pessoas.

E acredite: quanto mais autenticidade no seu canal, mas satisfeito o seu público estará. E você também!

Depois de todas essas dicas, é só coloca-las em prática e ter a resposta na ponta da língua para a seguinte pergunta: Como criar vídeos que engajam em redes sociais?

Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta