Dicas para eliminar os vírus do seu e-mail

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Vivemos em tempos onde o mundo dos negócios cabe na palma da mão. Alguma dúvida quanto a isso? Então pare para pensar em quantas horas você, um executivo, passa conectado à internet, resolvendo questões de trabalho na tela do smartphone.

O avanço da tecnologia fez com que nossa rotina profissional se tornasse móvel e online, oferecendo ferramentas de comunicação e gerenciamento por meio de sites, aplicativos e sistemas privados de empresas, muitas das quais usuárias de e-mails corporativos privados como o E-mail Corporativo Zimbra.

Fora a rotina profissional, todo o nosso cotidiano se tornou dependente de tecnologia, sendo que a troca de dados, informações e conversas se estende do grupo de amigos ao grupo da faculdade, escola e outros ambientes que se baseiam no uso de e-mail e redes sociais.

Tanta conectividade pode acabar prejudicando um fator muito importante na troca de informações: a segurança. Você já parou para pensar se está protegido quando acessa seus e-mails e conversas no computador ou smartphone?

É muito importante estar atento ao envio e recebimento de spams, e-mails não solicitados de endereços duvidosos que caem na caixa de entrada, arquivos de origem desconhecida que surgem nos computadores e mensagens com conteúdo em anexo, visto que essas são algumas das práticas mais comuns entre hackers criminosos.

Afinal de contas, como garantir a segurança no acesso dos e-mails e troca de informações, eliminando vírus e spam?

  • Histórico

Verifique o histórico de acesso ao seu e-mail semanalmente. Se você desconfia de que seu e-mail, computador ou smartphone está infectado, consultar o histórico de conexões e dispositivos ligados à sua conta é uma ótima forma de verificar se ocorreu uma invasão não autorizada.

  • Conexões

Evite utilizar conexões públicas com segurança aberta ou de origem desconhecida, principalmente se você está prestes a acessar um e-mail profissional como o E-mail Corporativo Zimbra. Muitas vezes essas conexões servem de isca para invasões de hackers e roubo de informações.

  • Segurança

Para evitar a ação de criminosos, reforce sua segurança. Use endereços de e-mail e aplicativos que ofereçam serviço de criptografia. Instale um antivírus em seu computador e smartphone e não se esqueça de varrer ambos os aparelhos semanalmente. Por último, mude suas senhas de acesso anualmente e evite o uso da mesma senha em diferentes contas.


Dicas para eliminar os vírus do seu e-mail
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta