Dicas para melhorar a gestão financeira da empresa

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O bom gerenciamento financeiro de uma empresa não se resume ao cálculo de custos e receitas de vendas. À medida que um negócio cresce, sua administração deve se tornar mais complexa e atentar-se a gestão financeira da maneira adequada é uma prioridade.

A gestão financeira empresarial é o processo que permite o crescimento sustentável do negócio, viabilizando operações de outras áreas, investimentos financeiros e a criação de um nível de segurança financeira em períodos de crise e emergência.

O processo de gestão financeira empresarial aumenta as chances de sucesso do seu negócio em mercado, mas como realizá-la e garantir a eficiência no controle de finanças? Confira nossas dicas abaixo:

Planejamento Estratégico


A elaboração do planejamento estratégico é o primeiro passo para uma gestão financeira empresarial segura, organizada e eficiente. Ele deve ser feito pelo gestor e considerar aspectos relativos à projeção de futuro da empresa.

O planejamento estratégico define os objetivos e metas que uma empresa deseja atingir. Assim sendo, ele possibilita que a organização estruture suas ações internas e se baseie em indicadores que verificar os resultados do negócio, identificando se uma empresa está no caminho certo para crescer no mercado e se estabilizar ou deve mudar sua estratégia.

Controle de Caixa


Estabelecer um controle de caixa vem logo na sequência da gestão financeira empresarial. Lidar com a Pessoa Jurídica, separando-se a da Pessoa Física, é um dos segredos para estabelecer um fluxo de caixa adequado em sua empresa.

Tendo isso em vista, não misture dinheiro particular com o da empresa e organize suas contas bancárias para que o caixa da empresa seja usado única e exclusivamente para as necessidades do seu negócio.

Conciliação Financeira


Organize as verbas destinadas a cada setor da sua empresa e mantenha o controle financeiro por meio da conciliação financeira, um processo indispensável para uma gestão completa, isenta de erros administrativos e prejuízos financeiros.

A conciliação financeira consiste no controle financeiro de todas as operações da empresa. Ela verifica o fluxo de caixa, identifica a entrada e saída de valor financeiro da conta da empresa e reúne dados para gerar relatórios quanto às operações financeiras destinadas a cada setor operacional, produtivo e administrativo, bem como para a quitação de dívidas, transferências, pagamentos e recebimentos. O processo de conciliação financeira pode ser realizado através da implementação de um sistema conciliação bancária.

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Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

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