As diferentes áreas do direito

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

As áreas de atuação do Direito são diversas, o advogado pode defender o seu cliente em diferentes campos. Há o advogado especializado em direito trabalhista, direito médico, advogado criminal, direito do consumidor e muitos outros.

Conheças a seguir algumas das áreas de atuação do Direito:

Áreas do Direito

O Direito Administrativo: é o conjunto de regras que regulam o funcionamento do Estado como poder administrador, entre os diferentes órgãos administrativos e sua relação com os indivíduos.

Direito Penal: é o conjunto de regras que estabelecem as penalidades previstas para os indivíduos que cometem um crime. Os crimes são claramente definidos e isso significa que, para um comportamento ser considerado um crime, ele deve coincidir com a descrição estabelecida pela norma.

O Direito Civil: regula as relações entre indivíduos, sejam pessoas físicas ou jurídicas, referente à bens e propriedades. É o mais utilizado entre os ramos do direito, pois inclui o patrimonial, pessoal, bairro, família, lei de herança, etc.

O Direito do Consumidor: está encarregado de regular a atividade dos comerciantes e consumidores, e suas relações comerciais, denominadas na Lei do Consumidor.

Direito Trabalhista: é aquela que se refere às relações entre empregadores e seus empregados, estabelecendo seus deveres e direitos recíprocos, bem como a proteção da parte mais fraca do relacionamento: o trabalhador.

Direito Ambiental: O profissional que opta por esta área do Direito poderá trabalhar em ONG  e empresas resolvendo casos que envolvem a relação do homem com o meio ambiente.

Direito Comercial:
É um campo do Direito voltado para os aspectos jurídicos do comércio, como a abertura e o fechamento de empresas comerciais.

Direito Previdenciário:
O advogado especialista no Direito Previdenciário luta pelos interesses referentes aos segurados da previdência social que buscam receber seus direitos tais como aposentadorias e outros benefícios previdenciários (pensão por morte, auxílio doença etc). Além disso, podem atuar prestando assessoria jurídica para empresas.

As diferentes áreas do direito
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta