E-Procurement: entenda o que é

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Todos os dias surgem novas técnicas, métodos e teorias no mundo dos negócios, e se atualizar sobre elas é parte da vida de todo o profissional.

Por isso, hoje vamos falar sobre o e-procurement e sobre como ele pode mudar a dinâmica da sua empresa. Confira!

O que é e-procurement?

O e-procurement faz parte da gestão de compras de uma empresa e se refere às tarefas relativas a busca por fornecedores e parcerias para a empresa. A diferença, nesse caso, é que esse processo é feito de forma completamente eletrônica, em um ambiente virtual.

Se a sua empresa utiliza um software de gestão de compras, o conceito não deve ser tão estranho: o e-procurement permite que você busque, analise, compare e contrate os serviços de um fornecedor de forma digital, automatizando todo um processo que, normalmente, é feito de forma manual.

Como funciona o e-procurement?

O e-procurement funciona a partir de um software, como o software de gestão de compras. Nesse ambiente virtual, sua empresa precisa se registrar antes de começar a buscar por fornecedores ou compradores. 

O software oferece meios de gerenciar todas essas etapas da gestão de compras: análise, cotação, leilões, solicitação de mercadorias, requisição de compra, gestão de contratos, pagamentos, pós-venda, etc. Assim, em vez de resolver cada uma dessas etapas de maneira manual, é possível resolvê-las de maneira automatizada e eficiente, em um só lugar.

A economia de tempo é uma das principais vantagens do e-procurement, já que sua equipe não precisa fazer uma pesquisa profunda e nem fazer as cotações por telefone, ou esperar a resposta dos e-mails de fornecedores. Do mesmo modo, economizando tempo e abrindo um leque maior de possibilidades, é possível economizar também no orçamento.

O e-procurement traz uma vasta seleção de fornecedores para que sua empresa tome a melhor decisão, baseada em qualidade, prazos e valores. Por isso, vale a pena investir em um software que, no futuro, vai economizar o orçamento e o tempo da sua equipe.

E-Procurement: entenda o que é
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta