Estoque: Entenda porque organiza-lo faz toda diferença na empresa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Muitas empresas se focam em produzir e vender, mas se esquecem de gerenciar um fato essencial para produções e vendas: o estoque.

Continue sua leitura para entender a importância da organização do estoque para sua empresa!

Redução de desperdícios

A gestão de suprimentos é a melhor maneira de reduzir desperdícios em sua empresa. Quando se faz um controle de estoque cuidadoso, é possível descobrir o que sua empresa está comprando demais, o que não precisa ser reposto com frequência e quais produtos estão quase chegando ao prazo de validade.

Tendo essa consciência, você pode fazer as compras e reposições adequadas ao seu estoque, sabendo que o desperdício será reduzido e sua empresa não estará gastando à toa.

Otimização de recursos

Do mesmo modo, a gestão de suprimentos permite que você otimize os recursos da empresa. Quando se faz o controle de estoque, se torna possível analisar e descobrir o que sua empresa pode modificar em seus produtos e serviços para diminuir a quantidade de matérias-primas e insumos utilizados.

Assim, também é possível otimizar o estoque como um todo, o que faz com que ele ocupe menos espaço e necessite de menos trabalho por parte de todos os setores.

Integração entre setores

O controle de estoque também mostra sua importância em como reflete em outros setores. Se a organização começa com uma boa qualificação de fornecedores, passa pela gestão de suprimentos e identifica as tendências, ela costuma terminar com produtos bem feitos, clientes satisfeitos e uma economia extra para a empresa.

Mas quando algo falha entre a qualificação de fornecedores e o cliente final – algum material faltou, ou não era da qualidade necessária, por exemplo, o produto não será o mesmo e a empresa pode até mesmo perder o cliente.

Por isso, a gestão de suprimentos pode fazer toda a diferença em sua empresa. Um erro no controle de estoque pode significar atrasos, produtos de baixa qualidade ou clientes insatisfeitos. Invista nessa gestão para sempre oferecer os melhores produtos e serviços!

Estoque: Entenda porque organiza-lo faz toda diferença na empresa
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta