Ferramentas que auxiliam na administração do seu negócio

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Administrar um negócio exige muita dedicação e conhecimento. Para ampliar seus conhecimentos, no texto de hoje, falaremos de ferramentas que podem ajudá-lo nas tarefas de administrador e levar sua empresa ao sucesso.

Confira!

Análise de SWOT

Também conhecida como FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) em português, a análise de SWOT pode ser aplicada em diversos pontos da gestão do seu negócio, desde a gestão de compras até o financeiro.

Ela consiste, basicamente, em entender as vantagens (forças) e desvantagens (fraquezas) de um setor, processo ou projeto, além das oportunidades que ele tem ou pode trazer e as ameaças que o cercam.

Ciclo PDCA

Essa ferramenta de gestão pode ajudar tanto no processo de compras quanto no setor de marketing: ela se resume em planejamento (plan), execução (do), verificação (check) e ação (act).

Digamos que você a aplique na gestão de compras. Primeiro, você faz um planejamento e o executa. Depois, verifica os resultados dessa execução para saber o que pode ser mudado. Por último, coloca-o em ação novamente, com as mudanças já implantadas.

KPIs

Essa é a abreviação de Key Performance Indicators, ou indicadores de desempenho, que são métricas utilizadas para mensurar o desempenho de uma empresa, ou de um setor específico.

É possível instalar um software de gestão de compras que avalie o processo de compras, por exemplo, e meça os KPIs de tempos em tempos para permitir que o setor avalie seu desempenho e saiba como melhorar.

Diagrama de Ishikawa

Também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe, ou Diagrama de Causa e Efeito, ele é uma ferramenta utilizada não apenas para identificar os problemas da empresa, mas também a raiz desses problemas.

Ele é montado com uma linha horizontal, que representa o problema, e diversas linhas verticais, que são as possíveis causas. Tendo essa visão estabelecida, a empresa pode planejar mudanças e otimizações em diversos setores.

Com essas ferramentas, a gestão de sua empresa fica mais organizada e eficiente!

Ferramentas que auxiliam na administração do seu negócio
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta