O que é Gestão de Processos?

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A gestão de projetos ou gestão de processos tem por caráter a criação de um esforço, medidas que sejam temporárias e visam alcançar um resultado único na empresa.

Deve ser composto de:

  • Equipe de profissionais
  • Planejamento, execução e controle
  • O resultado deve ser de caráter exclusivo
  • Realizado por etapas progressivas
  • Realizado com recursos limitados

Talvez, uma consultoria de Gestão de Processos possa te auxiliar em pontos mais específicos. Conheça agora, rapidamente algumas etapas.

Etapas da gestão de projetos

Etapa 1) Início

Todo o escopo de gestão de projetos é conduzido pelo gerente de projetos. Aqui, se busca conhecimento em: objetivo do projeto, orçamento, recursos, cronograma, quais são as interferências internas e externas existentes na empresa, entre outros. É o levantamento de dados de toda a situação empresarial, o que deve ser feito para solucionar as intercorrências, e obter um resultado otimizado e produtivo.

Etapa 2) Planejamento

A fase de planejamento contempla um detalhamento maior das informações obtidas no conhecimento da empresa. Busca a elaboração de um plano de ação a ser executado, englobando: mensurar os objetivos, mão de obra, materiais e equipamentos. Visa também à integração entre gestor de projetos e a equipe que realizará o trabalho em conjunto para atender a demanda.

Etapa 3) Execução

A execução é a parte prática do planejamento do projeto.  Nessa etapa, o gerente de projetos realiza acompanhamento das atividades exercidas, a fim de garantir o cumprimento das metas e tempo estipulados. Também, o gestor tem a responsabilidade de prover os recursos e materiais necessários para cumprimento das atividades.

Etapa 4) Monitoramento

É uma atividade paralela ao projeto.  Todo o andamento do processo deve ser documentado e monitorado, a fim de medir o desempenho do projeto e o seu progresso. Geralmente, essa etapa é feita com indicadores de desempenho virtuais.

Etapa 5) Finalização

Quando o projeto é concluído, existe uma reunião entre gestor de projetos e equipe. Têm por objetivo, a documentação que oficialize o término do projeto, o que foi alcançado e as lições obtidas ao longo do processo.

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Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

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