Qual o Impacto da Reforma Trabalhista Para o Rh das Empresas?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A reforma trabalhista de 2017 gerou uma série de mudança para as empresas. Ter a assessoria de um advogado trabalhista neste momento é importante para evitar passivos trabalhistas, erros na elaboração, assinatura ou encerramento de contratos com seus colaboradores.

Você sabe qual o impacto desta mudança para o RH de todas as empresas? Nós contamos.

Negociações flexibilizadas

A sustentabilidade nos acordos deve ser algo priorizado pelo advogado empresarial. A relação entre empresa e colaboradores deve ir muito além do desejo de ter vantagens e lucros para a instituição. Quando há uma flexibilidade maior, há mais resultados.

Jornada de trabalho

Até a aprovação da reforma trabalhista, a jornada de trabalho normal era de 44 horas semanais, divididas em 8 horas diárias no máximo. Com a mudança, a jornada pode sofrer um aumento para 12 horas diárias. A mudança está que, se a empresa optar por esse sistema, terá que oferecer 36 horas seguidas de descanso para seus profissionais. Isso significa uma escala de 12×36 horas.

O advogado trabalhista deve deixar esse tipo de ação completamente discriminada no contrato firmado.

Demissões acordadas

As demissões acordadas poderiam acontecer também antes da reforma. O que pode acontecer, com a nova lei é, por exemplo, em caso de demissão, a empresa oferecer o pagamento parcial do aviso-prévio, na condição que o colaborador não receba o seguro-desemprego.

Essa ação também precisa ser firmada por um advogado empresarial e levando em conta a legislação sempre. Nenhum acordo informal deve ser firmado.

Férias divididas

As férias, que antes eram tiradas por 30 dias corridos, agora podem ser divididas em até três vezes dentro de um ano. Acordos informais, como aconteciam antes, não são permitidos. Nesse caso, o advogado trabalhista da empresa precisa elaborar um contrato firmando o acordo e completamente esclarecedor.

Qual o Impacto da Reforma Trabalhista Para o Rh das Empresas?
5 (100%) 1 vote
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta