A Importância das simulações de incêndio na sua empresa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Na hora de garantir a segurança dos ambientes empresariais, existem diversas tecnologias empregadas no edifício, como a central de alarme de incêndio, corrimão nas escadas, saídas de emergência, entre outros.

Além da parte tecnológica necessária, sensibilizar e treinar os colaboradores também é algo primordial. Por isso, as simulações de incêndio são importantes.

Simulações de incêndio, essencial para a segurança de todos

Como agir em uma situação emergencial de incêndio no local? Já parou pra pensar no desespero das pessoas querendo se salvar em meio ao fogo? A situação pode ficar ainda mais delicada de acordo com o tamanho do edifício e números de pessoas presentes no local.

Por isso, realizar treinamentos e simulações de incêndio são essenciais para que todos saibam agir e sair em segurança do ambiente.

Esse tipo de ação tem como objetivo preparar os colaboradores e pessoas em geral para que possam conhecer as saídas de emergência, assim como a melhor forma de ajudar o outro e sair do prédio.

Empresas com ou mais de 20 funcionários podem e devem contar com um detector de fumaça, central de alarme de incêndio e realizar as simulações necessárias.

É realizado um treinamento com o intuito de capacitar as pessoas, orientar e ajudá-las principalmente para que possam manter a calma, caso algo aconteça.

Orientações básicas durante as simulações

Lembrando que a parte técnica e dos equipamentos é de responsabilidade da empresa. Ter um Detector de Fumaça e uma Central de Alarme de Incêndio, com os devidos equipamentos e, claro, realizar a manutenção de tudo dentro do prazo ideal.

Basicamente, algumas das orientações são:

  • Agir com a calma e ir em busca da saída de emergência mais próxima
  • Andar e não correr, sempre tentando manter a ordem
  • Não empurrar os demais
  • Jamais usar os elevadores; descer pelas escadas
  • Não voltar para resgatar objetos
  • Fechar as portas e janelas ao sair
  • Procurar ajudar e apoiar os demais

E sua empresa, já conta com uma central de alarme de incêndio?  

A Importância das simulações de incêndio na sua empresa
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta