Impressora laser ou jato de tinta: qual escolher?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Ter uma impressora em casa ou no trabalho é uma facilidade que permite que você imprima documentos, fotos, entre outros, sem precisar recorrer a papelarias, gráficas, etc.

No entanto, na hora de adquirir uma impressora acabam surgindo muitas dúvidas, principalmente, sobre as diferenças entre um modelo a laser ou jato de tinta.

Por isso, confira a seguir as vantagens e desvantagens de cada uma dessas impressoras antes de comprar a sua!

Impressoras jato de tinta

Impressoras

Nesses modelos, a impressão é feita através de gotículas de tinta, como o próprio nome já diz, que são capazes de formar o texto ou imagem em um papel.

As impressoras jato de tinta são mais recomendadas para uso doméstico ou para pequenas empresas, pois o custo final de cada impressão acaba sendo mais alto, além da lentidão com que trabalham, apesar de existirem modelos que oferecem qualidade superior aos a laser.

Porém, se você deseja adquirir uma impressora para a sua casa ou para o seu escritório, que não exige grandes demandas de impressão, esse modelo é perfeito.

Isso porque a maior vantagem de uma impressora jato de tinta é que os cartuchos de tinta são mais baratos do que os toners, utilizados em impressoras a laser.

Além disso, existem modelos os quais é possível recarregar o cartucho, ao invés de comprar um novo, como o cartucho recarregável Epson XP 214, por exemplo, que ajuda na economia.

Impressoras a laser

Impressoras a laser

Já no caso das impressoras a laser, as impressões são feitas a partir de um pigmento em pó que vai formando as imagens ou textos no papel. Esse pigmento, ao contrário dos cartuchos de tinta, vem em um toner.

Apesar da velocidade com que conseguem imprimir, sendo ideal para atender grandes demandas, o valor de um toner é consideravelmente maior do que dos cartuchos de tinta.

Por conta disso, essa é uma opção que proporciona um custo-benefício vantajoso apenas se você for utilizá-la com frequência.

Agora você já pode decidir qual modelo de impressora adquirir de acordo com as suas necessidades!

Impressora laser ou jato de tinta: qual escolher?
5 (100%) 2 votes
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta