Leads,  Prospect – Qual a diferença?

Por Rodrigo Macedo

Uma boa estratégia de aquisição de novos clientes envolve relacionamento com pessoas interessadas em comprar um produto/serviço seu. Gerar novas oportunidades e criar um relacionamento duradouro com sua audiência pode ser um verdadeiro desafio.

Neste artigo, você irá entender o conceito de leads e prospects, e irá entender como aplicar os conceitos para levar seu negócio ao próximo nível. Seja otimizando sua comunicação levando em consideração cada estágio do provável comprador, até aumentar sua taxa de conversão em vendas.

O que é Lead?

Lead, em um contexto de marketing, é um contato de alguém com a mínima qualificação para comprar de você. Um lead pode ser uma pessoa física ou uma empresa, que tem interesse no seu produto ou serviço.

Normalmente, um lead é obtido através de uma ação de publicidade.

Por que gerar leads para seu negócio?

A resposta pode parecer bastante simples. Quando você tem um lead armazenado, a comunicação com ele é praticamente gratuita. Ao contrário de plataforma de anúncios, que você deve pegar toda vez que quiser pessoas aptas a comprar de você.

Mesmo que o lead não compre a sua oferta principal, você pode oferecer outro produto de menor valor, e assim, fazer com que ele se torne seu cliente. Dependendo do seu relacionamento e da satisfação com a compra, a tendência é que ele tenha menos objeções para próxima venda.

Por isso é importante, para seu negócio, investir na qualidade do relacionamento.  Quando se constrói uma relação de confiança com esse provável cliente, você  tem mais chances de que ele faça negócios com você.

Como usar leads em seu negócio?

O primeiro passo é encontrar uma maneira de obtê-los.

No meio digital, é comum oferecer algo de valor para coletar o e-mail do provável cliente.  Normalmente, é usado o conceito de recompensa digital, onde se oferece um conteúdo de valor (e-book, vídeo aula, infográfico, etc…) em troca do e-mail validado.  Para isso, é importante ter uma ferramenta de e-mail marketing com auto responder.

No meio físico, você é possível gerar leads com sorteios, oferecer pequenos brindes, entre outros produtos.

Uma vez com o contato, você pode enviar conteúdo que engage, como e-mails, webinars, e promover alguma publicidade para interação.

Prospecto

Prospecto tende a ser classificado como um lead que tem intenção real de compra, que se encaixa no público que você se interessa. É o tipo de contato extremamente qualificado para seu produto ou serviço.

Qual a diferença entre o prospecto e o lead?

A maior diferença entre o lead e os prospectos é o seu engajamento.  O prospecto tende a se comunicar muito mais com sua marca que o lead.

Conclusão

A definição entre lead e prospecto é simples. Separar e nutrir com informações relevantes para seu potencial cliente em cada estágio é importante para o crescimento do seu negócio.

Com um pouco de criatividade e estratégia, você pode criar uma sequencia de mensagens que possam instruir e pontuar seus leads de maneira automática. Assim, quando um lead atingir uma determinada pontuação, você pode fazer um contato mais próximo, como um telefonema para fazer uma oferta.

Desta forma, você economiza tempo da sua equipe e recursos financeiros.