Marketing de diferenciação: O que é?

Por Rodrigo Macedo

Talvez você já saiba o que é marketing de diferenciação, mas de repente não ligou o conceito ao significado. Basicamente, é como uma empresa vai diferenciar seu produto ou serviço em relação àqueles dos seus concorrentes.

É assim que uma empresa se mantém competitiva no mercado e com mais chances de vendas, pois vai oferecer um produto único. Nesse artigo, vamos mostrar o que é, como construir uma estratégia de diferenciação e muito mais.

Veja nosso artigo: Como fazer automação de marketing com LeadLovers.

O que é marketing de diferenciação?

Marketing de diferenciação é oferecer algo para o cliente que agregue valor e que se diferencie de uma oferta da concorrência.

O objetivo é que os clientes potenciais percebam que seu produto é melhor, e dessa forma, aumentam as chances de conquistar novos clientes e fidelizar os que já tem.

Embora o preço seja um fator determinante no momento da compra de um produto, o foco aqui é no valor percebido pelo cliente.

É claro que a competitividade, principalmente em determinados segmentos, é muito mais acirrada, o que torna fundamental construir uma boa estratégia de diferenciação.

Como construir uma estratégia de diferenciação

Agora que você já entendeu o que é marketing de diferenciação, como construir uma estratégia de diferenciação?

Na verdade, existem diversas estratégias, por exemplo:

  • Posicionamento de mercado;
  • Segmentação de mercado;
  • Lançar um produto inovador;
  • Marketing de conteúdo;
  • Preços;
  • Campanhas promocionais.

Vamos ver em detalhes cada uma dessas estratégias:

Posicionamento de mercado

Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para avaliar o que é importante para seu potencial cliente.

Além disso, é importante pensar em formas de como divulgar o seu produto, de forma a alcançar o seu público-alvo.

Assim, você consegue se posicionar no mercado e começar a se diferenciar dos seus concorrentes.

Segmentação de mercado

Qual é a relação de marketing de diferenciação e segmentação de mercado?

É que ao segmentar seu público, definir seus interesses e problemas, é possível traçar estratégias direcionadas para essas pessoas.

Para colocar essa estratégia em prática, você pode segmentar o mercado:

  • Por características: interesses, estilo de vida, comportamentos em comum;
  • Por localidade: país, estado, cidade, bairro;
  • Por demografia: faixa etária, gênero, nível de escolaridade.

Lançar um produto inovador

Quando se trata de lançar um produto inovador, geralmente desperta muito o interesse, pois todos vão querer saber o que é, para que serve…

Para isso, você deve ter estudado bastante seus concorrentes, os produtos que oferecem e principalmente, algo que ainda não exista no mercado e que atenda às necessidades do seu cliente ideal.

Marketing de conteúdo

Talvez você já saiba a importância de um conteúdo de qualidade, mas não custa nada lembrar.

Um conteúdo relevante e único é o que vai fazer com que pessoas se interessem pela sua marca, e mais do que isso, que agregue valor.

Preço

Como já foi dito, por mais que o preço seja levado em conta na maioria das vezes, o que mais importa aqui é o valor percebido pelo cliente.

E se ele notar tudo o que vai ganhar, provavelmente nem vai considerar o preço.

Campanhas promocionais

Na verdade, campanha promocional aqui está relacionada com promover um produto, um serviço, uma marca.

Isso pode ser feito através de anúncios, concursos e usar as redes sociais para divulgação.

O marketing de diferenciação é o que vai permitir que você se destaque dos seus concorrentes e desperte a atenção de seus clientes em potencial, o que por sua vez gera mais vendas.

É o que faz a sua empresa ser reconhecida por suas características únicas e não como mais uma no mercado.

As pessoas precisam se sentir recompensadas por estar adquirindo aquele produto ou serviço, e se a sua empresa puder fazer isso, com certeza, estará saindo na frente dos seus concorrentes!

E melhor de tudo, uma marca mais fortalecida e clientes mais satisfeitos.