Talvez você já saiba o que é marketing de diferenciação, mas de repente não ligou o conceito ao significado. Basicamente, é como uma empresa vai diferenciar seu produto ou serviço em relação àqueles dos seus concorrentes.
É assim que uma empresa se mantém competitiva no mercado e com mais chances de vendas, pois vai oferecer um produto único. Nesse artigo, vamos mostrar o que é, como construir uma estratégia de diferenciação e muito mais.
Veja nosso artigo: Como fazer automação de marketing com LeadLovers.
Conteúdo
O que é marketing de diferenciação?
Marketing de diferenciação é oferecer algo para o cliente que agregue valor e que se diferencie de uma oferta da concorrência.
O objetivo é que os clientes potenciais percebam que seu produto é melhor, e dessa forma, aumentam as chances de conquistar novos clientes e fidelizar os que já tem.
Embora o preço seja um fator determinante no momento da compra de um produto, o foco aqui é no valor percebido pelo cliente.
É claro que a competitividade, principalmente em determinados segmentos, é muito mais acirrada, o que torna fundamental construir uma boa estratégia de diferenciação.
Como construir uma estratégia de diferenciação
Agora que você já entendeu o que é marketing de diferenciação, como construir uma estratégia de diferenciação?
Na verdade, existem diversas estratégias, por exemplo:
- Posicionamento de mercado;
- Segmentação de mercado;
- Lançar um produto inovador;
- Marketing de conteúdo;
- Preços;
- Campanhas promocionais.
Vamos ver em detalhes cada uma dessas estratégias:
Posicionamento de mercado
Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para avaliar o que é importante para seu potencial cliente.
Além disso, é importante pensar em formas de como divulgar o seu produto, de forma a alcançar o seu público-alvo.
Assim, você consegue se posicionar no mercado e começar a se diferenciar dos seus concorrentes.
Segmentação de mercado
Qual é a relação de marketing de diferenciação e segmentação de mercado?
É que ao segmentar seu público, definir seus interesses e problemas, é possível traçar estratégias direcionadas para essas pessoas.
Para colocar essa estratégia em prática, você pode segmentar o mercado:
- Por características: interesses, estilo de vida, comportamentos em comum;
- Por localidade: país, estado, cidade, bairro;
- Por demografia: faixa etária, gênero, nível de escolaridade.
Lançar um produto inovador
Quando se trata de lançar um produto inovador, geralmente desperta muito o interesse, pois todos vão querer saber o que é, para que serve…
Para isso, você deve ter estudado bastante seus concorrentes, os produtos que oferecem e principalmente, algo que ainda não exista no mercado e que atenda às necessidades do seu cliente ideal.
Marketing de conteúdo
Talvez você já saiba a importância de um conteúdo de qualidade, mas não custa nada lembrar.
Um conteúdo relevante e único é o que vai fazer com que pessoas se interessem pela sua marca, e mais do que isso, que agregue valor.
Preço
Como já foi dito, por mais que o preço seja levado em conta na maioria das vezes, o que mais importa aqui é o valor percebido pelo cliente.
E se ele notar tudo o que vai ganhar, provavelmente nem vai considerar o preço.
Campanhas promocionais
Na verdade, campanha promocional aqui está relacionada com promover um produto, um serviço, uma marca.
Isso pode ser feito através de anúncios, concursos e usar as redes sociais para divulgação.
O marketing de diferenciação é o que vai permitir que você se destaque dos seus concorrentes e desperte a atenção de seus clientes em potencial, o que por sua vez gera mais vendas.
É o que faz a sua empresa ser reconhecida por suas características únicas e não como mais uma no mercado.
As pessoas precisam se sentir recompensadas por estar adquirindo aquele produto ou serviço, e se a sua empresa puder fazer isso, com certeza, estará saindo na frente dos seus concorrentes!
E melhor de tudo, uma marca mais fortalecida e clientes mais satisfeitos.