Montar um restaurante do zero ou comprar um pronto?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Se você está pensando em investir em um restaurante, é fundamental considerar alguns fatores para decidir se monta um do zero ou compra um que já está pronto.

Afinal, começar a construir um estabelecimento demanda bastante tempo, não só por conta da obra em si, mas também devido a burocracias. Confira a seguir os pontos principais que devem ser avaliados para tomar a sua decisão!

Gastos

O dinheiro é o quesito primordial que pode determinar a escolha entre uma opção e outra. Isso porque mesmo que o local esteja em perfeitas condições para você montar o seu restaurante, existem diversos equipamentos que devem ser adquiridos, como uma máquina de selar, por exemplo.

É essencial colocar no papel tudo o que você teria que comprar, identificando os prós e contras. No caso da seladora de plástico, este é um item indispensável para proporcionar maior durabilidade e qualidade dos seus alimentos. Quando você aposta em um restaurante já pronto, é muito provável que uma seladora já esteja no local.

Ganhos

Quando você compra um restaurante em funcionamento, o tempo de mercado pode ajudar a contar com uma carteira de clientes que já frequenta o local, garantindo uma certa vantagem. Caso contrário, é preciso analisar se o ponto escolhido será atrativo.

Da mesma maneira, um negócio pronto pode garantir uma quantidade de vendas já estabelecida, fator que vai aumentando aos poucos para novos empreendimentos.

Riscos

Tanto comprar um restaurante pronto quanto montar um novo oferece riscos. Porém, a possibilidade de algo dar errado é mais comum em novos empreendimentos do que em um que já estava aberto e atendendo.

Isso porque você pode contar com livros caixa, notas fiscais, entre outros documentos para obter informações necessárias e decidir se vale a pena investir nesse negócio.

Avalie todos esses fatores antes de tomar uma decisão e encontre a melhor solução para você!

Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta