O crescimento do empreendedorismo no Brasil

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O empreendedorismo vem crescendo ano após anos no Brasil. Muitos estudos apontam esse crescimento, indicando que o interesse do brasileiro em abrir o próprio negócio tem sido cada vez maior. Mas por qual motivo esse crescimento tem ocorrido?

Observando a situação de um panorama geral, podemos dizer com certeza que nosso país tem atravessado tempos difíceis no que diz respeito a taxa de desemprego: o índice de desempregados aumenta anualmente e não há previsão para sua diminuição.

Com as dívidas batendo na porta de milhares de brasileiros sem emprego, empreender se tornou a principal saída para quem precisa de uma renda no final do mês para seguir com a vida adiante, mesmo que em tempos complicados.

Partindo desse argumento, é comum pensarmos em diversas pessoas que trabalham por conta própria, empreendendo como saída para a crise financeira e baixa oferta de emprego, provavelmente o maior exemplo de empreendedorismo básico que conhecemos.

Indo adiante na discussão, encontramos quem não empreende por conta própria, trabalhando sozinho e em casa: há também os empreendedores recém-chegados ao mercado de trabalho, em busca de uma oportunidade para dar início à sua jornada profissional.

São esses jovens empreendedores os responsáveis por darem início à pequenas e médias empresas, mas também podemos encontrar empresários recém-saídos de empresas estabilizadas no mercado que buscam no empreendedorismo um espaço para abrir empresas, contando com um investimento inicial mais garantido e maior experiência sobre o ramo.

Com o avanço da tecnologia, o empreendedorismo no Brasil também se viu beneficiado por uma série de ferramentas que auxiliam empreendedores grandes e pequenos, como os modelos de sistema de gestão e sistema de vendas, indispensáveis para um negócio.

Muita coisa pode explicar o crescimento do empreendedorismo no Brasil, principalmente considerando os diferentes perfis de empreendedor que esse país possui.

O pensamento empreendedor no Brasil vai muito além de ambição profissional. Muitas vezes ele surge da necessidade ou desemprego, representando uma porta aberta a milhares de brasileiros em busca de renda.

O crescimento do empreendedorismo no Brasil
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta