O que é avaliação do plano de negócio?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Um plano de negócios é uma ferramenta fundamental para analisar onde uma ideia, iniciativa ou projeto é capturado, é um recurso que mostra um nicho ou área de oportunidade e onde é mencionada quanta rentabilidade ela tem.

Para verificar a margem de lucratividade o seu negócio pode ter é preciso avaliar efetivamente um plano de negócios. Ele mostrará o caminho certo a seguir para que o projeto seja promissor, revelando as vantagens competitivas, mercado-alvo, entre outros fatores. Uma assessoria contábil é essencial para realizar este planejamento. Saiba mais:

O que envolve um plano de negócio?

Há alguns passos para analisar se a sua ideia de negócio de fato tem potencial de lucro. Alguns deles são:

1. Estudo de mercado

Você já analisou seu mercado em profundidade, especialmente em termos de tamanho, estrutura e tendências? Transmita esta informação ao seu interlocutor de forma clara e simples. Apoie-se em números e estatísticas que mostram uma tendência. E, mais importante, procure uma maneira de mostrar isso como um mercado atraente para investir.

2. Descrição comercial

Em sua apresentação são descritas quais são as vantagens competitivas com as quais você tem que penetrar no nicho de mercado que pretende capturar? Existem projeções de vendas justificadas para o período considerado pelo projeto?

Esses questionamentos são importantes para entender se está apresentando de forma que o projeto se revele atraente ao mercado, por isso a consultoria contábil é um serviço que visa te auxiliar para evitar erros neste processo.

3.Plano de Compra

Você define precisamente quais matérias-primas são necessárias para realizar sua atividade? Existe uma lista detalhada de fornecedores? As condições do projeto estão relacionadas ao relacionamento com os fornecedores, como descontos, prazos de pagamento ou prazos de entrega? Eles são coerentes com as práticas usuais do setor?

Estes processos são essenciais para que o seu negócio tenha sucesso, sendo assim é necessário contar com profissionais experientes que entendem de cada passo, como o serviço de uma terceirização contábil que elaboram a parte jurídica, capital social, formas de captação de recursos, entre outras atividades do seu plano de negócio.

O que é avaliação do plano de negócio?
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta